PROJETO DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES VIRA REFERÊNCIA NO CONGRESSO MUNDIAL ESPORTE PARA TODOS
04.11.2008 :: 14h31
Um exemplo do Brasil para o mundo. Foi desta forma que os participantes do XII Congresso Mundial Esporte para Todos (Sport for All), que está sendo realizado em Kuala Lumpur, na Malásia, perceberam o projeto “Olimpíadas Escolares – O futuro olímpico do Brasil passa pela transformação social”, apresentado nesta terça-feira, dia 4, por integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro. As Olimpíadas Escolares, principal iniciativa para a disseminação do esporte de base no Brasil, são um projeto do COB que conta com a parceria do Ministério do Esporte, foram selecionadas entre diversos outros programas sócio-esportivos de Comitê Olímpicos Nacionais de todo o mundo. O Congresso Mundial Esporte para Todos conta com a chancela do Comitê Olímpico Internacional e é realizado a cada dois anos.
Entre os destaques do projeto brasileiro estão temas como acomodação, instalações, alimentação, transporte e o caderno de encargos responsável por selecionar a cidade sede, além da universalidade da iniciativa que reúne milhares de escolas públicas e particulares em suas fases municipal, estadual e nacional. “Tivemos um retorno muito positivo em cima da nossa apresentação. Participantes de vários países se mostraram muito interessados sobre o conteúdo do projeto, que incentiva a prática esportiva em escolas de todo o Brasil”, disse o diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, gerente geral de eventos do COB, que apresentou o projeto ao lado de Patrícia Kowalewski, supervisora de eventos do COB. “Nas Olimpíadas Escolares, o Ideal Olímpico encontra mais um aliado na tarefa de promover a integração e a inclusão social, além de trabalhar o esporte de uma forma pedagógica”, completou Edgar.
Os membros do COB deixam a Malásia na próxima quinta-feira, ao final do XII Congresso Mundial Esporte para Todos e embarcam para João Pessoa, onde será disputada a etapa final das Olimpíadas Escolares 2008, de 15 a 17 anos, com o número recorde de 3.300 participantes (2.850 atletas). O maior evento de esporte escolar do Brasil contará com representantes de 22 estados e de 825 escolas públicas e privadas. Após os 10 dias de competições em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez) e intensa programação cultural paralela, entre 6 e 16 de novembro, encerra-se o primeiro Ciclo Olímpico das Olimpíadas Escolares.
Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares proporcionam um alto padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O papel do professor de Educação Física também é destacado, já que a prática esportiva tem uma importante função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país.