Cerimônia de abertura das olimpíadas escolares acontece nesta quinta-feira
Ponto mais oriental das Américas, capital brasileira onde o sol nasce primeiro, João Pessoa recebe nesta quinta-feira, dia 6, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir das 18h30, a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2008, para atletas de 15 a 17 anos. A competição, que será realizada até o próximo dia 16, contará com mais de 2.800 atletas de 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal, em disputas em nove modalidades (atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, judô, basquete, handebol, futsal e vôlei).
Entre as autoridades presentes na Cerimônia de Abertura estarão o Secretário Nacional do Esporte de Alto Rendimento e representante do Ministério do Esporte, André Arantes; o membro do Comitê Olímpico Brasileiro e medalhista olímpico, Bernard Rajzman; o Presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira; o Secretário da Juventude, Esporte e Recreação, Ricardo Prado; a representante do Governo do Estado da Paraíba, Jeane Rodrigues; e o Reitor da UFPB, professor Rômulo Polari.
“A expectativa é muito grande para esta segunda edição das Olimpíadas Escolares em João Pessoa. Teremos recorde de participantes na capital paraibana. Isso é mais uma demonstração de que o evento consolidou-se como a maior celebração esportiva escolar do país. Continuar aperfeiçoando as Olimpíadas Escolares é uma de nossas prioridades para o esporte de base no Brasil”, disse Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares, que chega a João Pessoa no domingo, vindo da Malásia, onde apresentou o projeto da competição no XII Congresso Mundial Esporte para Todos (Sport for All).
O ex-velocista Robson Caetano, vencedor de duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos, além de diversos atletas de elite do esporte nacional também estarão presentes na solenidade. A judoca Edinanci Silva e o nadador Kaio Márcio Almeida, ambos paraibanos, lideram a lista que conta ainda com Sarah Menezes e Leandro Guilheiro (judô); Hugo Parisi e Cassius Duran (saltos ornamentais); Ana Paula Ribeiro, Drielle Daltoé, Marcela Menezes, Natalia Gaudio, Natalia Peixinho e Tayanne Montovanelli (ginástica rítmica), além de Guilherme Pardo e Fernando Bosco (badminton).
Crianças da rede municipal de ensino de João Pessoa vão iniciar a Cerimônia de Abertura, com uma apresentação do Xadrez Humano. Na seqüência, os atletas Guilherme Pardo e Fernando Bosco farão uma apresentação de badminton. Depois, será a vez das meninas da seleção brasileira de ginástica rítmica, que farão uma exibição especial ao público presente.
O desfile das delegações de cada estado, representados por dez atletas, dará continuidade ao evento. A delegação paraibana será a última a desfilar. Todos os atletas locais participarão do evento. Logo após o desfile será executado Hino Nacional Brasileiro.
O jovem Delan da Cruz Monte, campeão das Olimpíadas Escolares 2007, em Poços de Caldas (MG), e campeão sul-americano, no Chile, ambas competições disputadas no ano passado por atletas entre 12 e 14 anos, fará o juramento do atleta.
Já o juramento dos árbitros será feito por Bruney Machado, árbitro da Confederação Brasileira de Futsal, que também é professor de Educação Física e instrutor no Centro de Ensino da Polícia Militar.
As Olimpíadas Escolares 2008 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB).