Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

OLIMPÍADAS ESCOLARES 2008 CONTAM COM A COLABORAÇÃO DE 200 VOLUNTÁRIOS

OLIMPÍADAS ESCOLARES 2008 CONTAM COM A COLABORAÇÃO DE 200 VOLUNTÁRIOS

04.11.2008 :: 15h59

As Olimpíadas Escolares, maior evento esportivo estudantil do país, começam nesta quinta-feira, dia 6, mas o trabalho para o sucesso da competição já está a todo vapor. Antes e durante a competição para jovens atletas de 15 a 17 anos, em João Pessoa (PB), que vai até o dia 16, cerca de 200 voluntários de seis estados brasileiros (Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo) mais o Distrito Federal trabalharão divididos entre as áreas médica, secretaria, técnica, cerimonial, atividades culturais, transporte, logística de materiais, hospedagem e alimentação, entre outros.

“Desde 2002, quando comecei este trabalho visando aos Jogos Pan-americanos Rio 2007, me surpreendo a cada evento com a adesão das pessoas. O voluntário, antes de tudo, é alguém extremamente participativo, que contribui com os organizadores do projeto. O povo nordestino, sempre muito engajado em causas sociais, novamente corresponde às expectativas”, elogia Paula Hernandez, coordenadora de voluntários das Olimpíadas Escolares. Paula liderou cerca de 15 mil voluntários no Rio 2007. Ex-jogadora de vôlei, ela disputou os Jogos Olímpicos de Moscou 1980.

A maioria dos voluntários é formada por estudantes de Educação Física e Turismo. Mas existem também os estudantes de Administração de Empresas, Informática, Jornalismo, dentre outros cursos. Todos trabalham nas suas respectivas áreas de atuação. Em comum, a busca de experiência profissional e novas amizades.

A paraibana Juliana Campos, de 22 anos, é um exemplo. Estudante de Turismo e de Letras, ela trabalha pela primeira vez como voluntária de uma competição esportiva. “Trabalho também como voluntária fazendo o Inventário Turístico de João Pessoa pelo Ministério do Turismo. É um trabalho que dura três meses e conta para o currículo”, afirmou Juliana, que conta os minutos para conhecer o craque do futsal Falcão, um dos embaixadores das Olimpíadas escolares 2008. “Com certeza ele é o mais esperado, mas também quero conhecer as meninas da ginástica artística”, emenda.

Se Juliana é estreante nas Olimpíadas Escolares, Rodrigo de Farias Segundo Neto, de 30 anos, participa da competição pela segunda vez. “É um evento bem organizado, com gente de todo o Brasil. No ano passado fiz muitos amigos e dessa vez não vai ser diferente. E se no ano que vem a competição for realizada aqui em João Pessoa novamente eu serei o primeiro a me inscrever”, garante.

Já a estudante de enfermagem, Nataline Casseres Nascimento, de 22 anos, trabalha pela primeira vez como voluntária. “Uma amiga minha se inscreveu e logo me interessei. Sempre fui amante de esportes”, afirma.

Desde a primeira edição, em 2005, as Olimpíadas Escolares têm contado com o apoio dessa fundamental força de trabalho, que ganha ainda mais importância nesta segunda edição na capital paraibana (a primeira foi em 2007) com recorde de 3.300 participantes.

As Olimpíadas Escolares 2008 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB).

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *