A CBJ divugou a forma de disputas que será usada na Copa Revelação, com a seguinte redação:
A Copa Revelação de Judô Cidade de São Paulo será disputada sob as novas regras que a Federação Internacional de Judô (FIJ) implantou para serem colocadas em prática já nesse próximo ciclo olímpico. O torneio será disputado em São Paulo, dia 29 de novembro, no ginásio do Tênis Clube Paulista, em São Paulo. O evento reunirá judocas da categoria juvenil que representarão 13 estados da Federação. A Copa marcará a estréia no Brasil das regras que foram oficializadas pela FIJ, no último Campeonato Mundial Junior, realizado em outubro último, em Paris, na França.
Segundo o diretor de arbitragem da Copa e árbitro internacional FIJ, o paulista Edison Minakawa, as regras deverão ter uma boa assimilação por parte da comunidade do esporte.
“A Federação tem anunciado estas mudanças como uma nova era do Judô. Eu sou a favor das alterações, mesmo achando que eles foram bem radicais nas decisões”, disse. Na véspera da competição – sábado (28) – , Minakawa falará em palestra sobre estas mudanças. A apresentação será no Hotel Braston, local onde as delegações estarão hospedadas.
Das três novidades trazidas pela FIJ, apenas uma ainda não será implantada no Brasil: o árbitro único. É que essa mudança exigiria um investimento muito alto para providenciar duas câmeras de vídeo, dois notebooks e pessoal técnico para operar o equipamento. A tecnologia irá substituir os dois árbitros laterais que o judô tradicionalmente utiliza. Nas Américas isso ainda não será aplicado. Já a proibição de iniciar ataques através de pegadas abaixo da linha da cintura vai estrear na Copa Revelação. Essa regra vai interferir bastante nas técnicas aplicadas durante os combates, ensejando uma volta ao estilo tradicional de judô. Judocas da escola do Leste Europeu são os que mais se utilizam das técnicas de pegada de perna e precisarão de se adaptar aos novos tempos.
Outra alteração que será aplicada na Copa Revelação de Judô será no Golden Score. Ao contrário do que ocorria, será mantido no Golden Score o placar do tempo normal da luta caso o combate chegue ao final sem vencedores. A Copa Revelação de Judô Cidade de São Paulo é uma iniciativa da Associação Branco Zanol de Judô, viabilizado por emenda orçamentária do campeão olímpico e vereador Aurélio Miguel, e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo, Federação Paulista de Judô e Confederação Brasileira de Judô.