Rogério Sampaio é um dos 19 integrantes da Comissão de Atletas do COB
Com o objetivo de aumentar a representatividade dos atletas brasileiros, o Comitê Olímpico Brasileiro apresentou, nesta terça-feira, dia 7, em cerimônia no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, a Comissão de Atletas da entidade. A comissão será integrada por 19 atletas, todos com expressiva participação na história do esporte olímpico brasileiro. Juntos, esse 19 atletas conquistaram 30 das 91 medalhas olímpicas do Brasil. “Estamos atendendo a uma necessidade do esporte brasileiro com a criação desta Comissão, que nasce com total independência e autonomia”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. “Procuramos, além de seguir as diretrizes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional, escolher atletas com uma importância histórica para o esporte brasileiro uma vez que a contribuição que eles poderão dar será muito grande”, completou Nuzman.
Presidida pelo ex-jogador de vôlei medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-84, Bernard Rajzman, a Comissão de Atletas do COB terá como vice-presidente Hortência Macari, campeã mundial de basquete na Austrália, em 94, e medalha de prata em Atlanta 96, e outros 17 ídolos do esporte: Affonso de Miranda – Doda (hipismo), César Cielo (natação), Daiane dos Santos (ginástica), Giovane Gavio (vôlei), Gustavo Borges (natação), Gustavo Kuerten (tênis), Hortência Macari (basquete), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Isabel Clark (snowboard), Janeth Arcain (basquete), Marcelo Ferreira (vela), Marta Vieira (futebol), Natália Falavigna (taekwondo), Robert Scheidt (vela), Robson Caetano (atletismo), Rogério Sampaio (judô), Sandra Pires (vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo). César Cielo e Marta ainda não confirmaram oficialmente o convite feito pelo COB.
“Fico honrado em representar os judocas do Brasil nesta comissão. Tivemos a primeira reunião de trabalho hoje (7/4) e devemos nos encontrar umas três vezes por ano para discutir assuntos importantes para o esporte brasileiro”, comentou o campeão olímpico de Barcelona 92, Rogério Sampaio. “Penso que poderei, por exemplo, fazer chegar ao COB e até ao COI reinvindicações dos judocas como a questão do ranqueamento olímpico para Londres 2012”, continuou Rogério Sampaio, lembrando que a comissão deve incentivar a criação de grupos semelhantes em cada uma das Confederações Brasileiras.
A Comissão de Atletas Olímpicos do COB segue os moldes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional, inclusive com o mesmo número de integrantes.
A duração do mandato dos atletas membros da Comissão de Atletas será de quatro anos, sempre com início em janeiro do ano seguinte à realização dos Jogos Olímpicos e com término no fim de dezembro do ano da realização dos Jogos Olímpicos seguintes. Por se tratar da primeira Comissão de Atletas do COB, sua composição foi escolhida excepcionalmente pelo Conselho Executivo da entidade. A partir do próximo ciclo olímpico, a Comissão será formada por 15 atletas eleitos e quatro nomeados pelo Conselho Executivo do COB, respeitando o limite máximo de dois atletas representantes de um mesmo esporte olímpico.
Dos 19 atletas da Comissão, 15 serão eleitos pelos atletas e quatro nomeados pelo Conselho Executivo do COB. No final de 2012, o último ano deste ciclo olímpico, cada Confederação Brasileira Olímpica poderá indicar no máximo dois atletas para concorrerem à comissão. Todos os atletas candidatos deverão ter participado de uma das duas últimas edições de Jogos Olímpicos de Verão ou Inverno. Da mesma forma, terão direito a voto todos os atletas que tiverem participado de pelo menos uma das duas últimas edições de Jogos Olímpicos. A eleição será organizada pela Comissão de Atletas, com a supervisão do COB.
A partir de proposta do tenista Gustavo Kuerten, a primeira reunião ordinária da Comissão de Atletas do COB será realizada no dia 12 de junho, em Florianópolis.
Media Guide Comunicação, com informações da Assessoria de Imprensa do COB