Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

LUCIANO É PRATA – VEJA MATÉRIA COMPLETA

Luciano é prata na Copa do Mundo de Budapeste

O campeão mundial Luciano Correa (-100kg), garantiu neste domingo (15) a medalha de prata na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria. Luciano fez a decisão do torneio com o cubano Oreidis Despaigne, mas acabou derrotado por yuko no golden score. Com o resultado, o brasileiro soma mais 60 pontos ao ranking mundial. Luciano Correa já tem 120 pontos na lista, pois na semana passada, no Grand Slam de Paris, conquistou 60 pontos com a quinta colocação. A prata de Luciano é a primeira medalha da equipe sênior do Brasil na temporada 2009.

Esta foi a terceira vez que Luciano e Despaigne se enfrentaram na carreira. E pela terceira vez o cubano levou a melhor. Os dois lutaram anteriormente nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e a Super Copa do Mundo de Hamburgo, ambos em 2007.

Para chegar à final, Luciano fez quatro lutas. Na primeira rodada, o brasileiro venceu por ippon o suíço Matthias Zimmermann. Em seguida, superou o francês Cyril Maret por ippon e depois derrotou com um wazari o russo Sergey Samoylovich. Nas semifinais, outro wazari, desta vez sobre o georgiano David Loriashvili.

Além de Luciano Correa, competiram neste domingo na Copa do Mundo de Budapeste Hugo Pessanha (-90kg) e Rodrigo Luna (-81kg). Pessanha venceu na primeira luta por yuko o hungaro Tomas Madarazs. Na sequência, o carioca foi derrotado por ippon (dois wazari) pelo japonês Yuya Yoshida. Já Rodrigo Luna perdeu para o esloveno Aljaz Sedej por yuko.

No sábado (14), Sarah Menezes (-48kg), Daniela Polzin (-48kg), Ketleyn Quadros (-57kg) e Camila Minakawa (-63kg) disputaram a Copa do Mundo de Viena, na Áustria. O melhor desempenho foi da novata Minakawa, que venceu uma luta e conquistou quatro pontos no ranking mundial.

O ranking mundial: Em 30 de abril de 2012 serão conhecidos os 22 homens e 14 mulheres que, a partir do ranking mundial iniciado em 1º de janeiro de 2009, estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 em cada uma das 14 categorias de peso (sete femininas, sete masculinas) respeitando-se o limite de um por país. Caso haja dois representantes da mesma nação, cabe à Confederação Nacional determinar aquele que irá aos Jogos. A esses 252 atletas se juntarão os 14 do país sede, 20 convites da Federação Internacional e outros 100 atletas classificados através de um ranking único (de gênero e categoria) de cada união continental (na Pan-América são 21 vagas, 13 no masculino e 8 no feminino, respeitando-se no máximo de dois indicados por categoria e um no máximo por país entre homens e mulheres).

O ano do judô mundial agora se encerra em 30 de abril. Assim, o primeiro “ano” de competição vai de 1 de janeiro de 2009 a 30 de abril de 2009. O segundo “ano” vai de 1 de maio de 2009 a 30 de abril de 2010. O terceiro começa em 1 de maio de 2010 e termina em 30 de abril de 2011 e o último é de 1 de maio de 2011 a 30 de abril de 2012. Apenas os campeonatos mundiais, Masters, Grand Slams, Grand Prix, Copas do Mundo e campeonatos continentais disputados nesse período contam pontos para a lista final. No ranking de 2012, os pontos conquistados no primeiro terão sido desvalorizados em 75% (ou seja, quem marcou 100 pontos até maio de 2009 terá apenas 25 pontos em abril de 2012). Os do segundo ano valerão 50%, do terceiro ano 75% e os do último ano terão seu peso integral de 100%.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *