Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

HERNANDO AMORIM (SEALP/UCDB/MS) É OURO E DESTAQUE NO JUB´S

Em sua terceira Olimpíada Universitária, sul-mato-grossense conquista o ouro na edição 2011.

Com uma incrível variedade de golpes, o judoca sul-mato-grossense Hernando Amorim (UCDB-MS) conquistou na tarde deste domingo, dia 6, a medalha de ouro na categoria meio-leve (-66kg), nas Olimpíadas Universitárias JUBs 2011, que está sendo disputada no Ginásio Municipal Rogê Ferreira, em Campinas (SP). Depois de dois quintos lugares na maior competição universitária do país, em Fortaleza 2009 e Blumenau 2010, Hernando pôde, finalmente, sentir o gostinho da vitória.

“Foi uma competição muito forte, melhor do que nos anos anteriores. Treinei muito para conquistar o título e consegui”, disse o fã do campeão olímpico Aurélio Miguel, que começou a lutar para fazer bonito com uma ex-namorada.

“Eu não conhecia o judô, mas quando tinha 14 anos namorava uma atleta e ia aos treinos dela para acompanhá-la. Gostei tanto que ela parou de lutar e eu continuei. Na verdade comecei a treinar para a competição com apenas 17 anos e disputei o meu primeiro Campeonato Brasileiro em 2007. Foi na categoria júnior e fiquei com a medalha de bronze. Desde então, o judô mudou a minha vida”, contou o atleta de 23 anos.

Hernando Amorim mostrou um cardápio variado de golpes desde o primeiro combate da competição. Ele venceu Alan Simões, da Universo (RJ), com um wazari e um ippon. Depois atropelou Denis Nagahama (UEM-PR), com dois yukos e dois wazaris e ainda teve fôlego para aplicar ippons na semifinal e na disputa pela medalha de ouro. Na semifinal, ele venceu Kleber do Nascimento (Uniseuma-MA) e na decisão, derrotou o baiano Felipe Esteves, da FTC-BA.

Na decisão da categoria leve (-73kg), o judô do Piauí voltou a mostrar força nas Olimpíadas Universitárias 2011. Depois do título conquistado por Francinaldo Segundo, na categoria pesado, foi a vez de Stanley Torres subir no alto do pódio. Estudante do Centro de Ensino Unificado de Teresina (PI), ele derrotou o catarinense Afael Kons, da Univale (SC), com um wazari e imobilização.

Treinado por Abdias Queiroz Filho, técnico das seleções brasileiras de base Sub-17 e Sub-20, Stanley chorou muito após a vitória. Ele disse que estava sem treinar há duas semanas, preocupado com a sua mãe, Socorro, que foi internada, mas agora passa bem.

“Ela é a minha maior incentivadora. Torce muito por mim. Dedico essa vitória a ela e à minha faculdade, que sempre me ajuda”, disse o estudante de fisioterapia que recebe bolsa de 70%. “O Ceut tem um projeto chamado Aluno Atleta que incentiva os estudantes de acordo com seus resultados. Quem sabe não passo a ter bolsa integral?”, afirmou o jovem.

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2011 são uma realização do COB em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e o Ministério do Esporte, tendo apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE).

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *