Dupla do Kata busca mais ouros no Pan da Argentina
O kata é uma das especializações do judô e o Brasil terá pela sexta vez em sua delegação no Campeonato Pan-Americano Sênior dois especialistas: Luis Alberto dos Santos e Rioti Uchida. A dupla pode conquistar para o país mais três medalhas de ouro na disputa de kata, que acontecerá no dia 28. Luis e Rioti têm 15 medalhas em cinco edições de pans e 100% de aproveitamento.
“Quando recebemos a convocação da CBJ ficamos bastante motivados. A gente procura estar sempre preparado, pois sabemos que o Brasil é referência no judô continental e temos a responsabilidade de manter este 100% de aproveitamento”, diz Luis dos Santos.
Com 34 anos praticando judô, Luis afirma que o kata é mais uma das possibilidade no universo da modalidade.
“Eu também sou árbitro internacional e provavelmente atuarei no Pan da Argentina. Me dedico ao kata desde o início da minha carreira e essa especialização não acontece de uma hora para outra. Após a confirmação da convocação para o Pan, decidimos direcionar o treinamento para os três tipos de kata que serão exigidos na competição, mas mantemos uma rotina de treinos constante e que dura todo o ano”, afirma Luis.
A disputa acontecerá no Nague no kata, Katame no Kata e Ju no Kata. A dupla brasileira faturou os 15 ouros seguintes pans:
Cordoba – Argentina – 2001
Salvador – Brasil – 2003
Isla de Marguerita – Venezuela – 2004
Cáguas – Porto Rico – 2005
Boenos Aires – Argentina – 2006