Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Seminário do COB reúne experts visando ao desenvolvimento do esporte no Brasil

Seminário do COB reúne experts visando ao desenvolvimento do esporte no Brasil
Fonte: COB

A evolução do esporte está diretamente ligada à implantação de mudanças e à quebra de paradigmas. Esta afirmação foi feita na manhã desta sexta-feira, dia 6, pelo técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Bernardo Rezende, o Bernardinho, durante o primeiro dia do Seminário de Desenvolvimento Esportivo, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, no Rio de Janeiro. O Seminário integra a estratégia do COB de disseminar o conhecimento da administração esportiva como ferramenta para desenvolver o esporte brasileiro. O Seminário é voltado para os dirigentes das Confederações Brasileiras Olímpicas, representantes do Ministério do Esporte e de secretarias de esporte de Estados e Municípios.

Participaram da abertura do evento o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; o presidente de honra da FIFA, João Havelange; o secretário nacional de alto rendimento, Ricardo Leyser; o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons; e o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire. O Seminário de Desenvolvimento Esportivo é a primeira ação oficial do Instituto Olímpico Brasileiro.

Além de Bernardinho, o Seminário tem como palestrantes o diretor de elite e performance da Associação Olímpica Britânica (BOA), Clive Woodward; o secretário geral do Comitê Olímpico Alemão, Bernhard Schwank; o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Tênis, o espanhol Emílio Sanchez; o doutor em Teoria e Metodologia da Educação Física e dos Esportes, Antonio Carlos Gomes; e o consultor de projetos para a Lei de Incentivos ao Esporte, José Ricardo Rezende. O técnico tetracampeão mundial de futebol, Carlos Alberto Parreira, participará de uma mesa redonda ao final do encontro. O evento se encerra neste sábado, dia 7.

Na abertura do Seminário, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, destacou a importância do evento: ”Uma das razões do sucesso do voleibol foram os cursos de formação que a Confederação Brasileira de Voleibol implantou a partir da metade da década de 70. Este Seminário visa justamente trazer os ensinamentos para auxiliar na formação da cultura esportiva. A base do esporte está na administração da atividade. Sem gestão não se chega a lugar algum”, explicou. O presidente de honra da FIFA, João Havelange, completou: “Participei de duas Olimpíadas como atleta e nos últimos 40 anos tenho vivido a responsabilidade de gerir o esporte. Eventos como este são fundamentais para podermos conhecer o pensamento de cada um, suas preocupações e seus valores”, considerou.

Na palestra inaugural, Bernardinho fez um histórico da evolução do vôlei brasileiro a partir da metade dos anos 70. “Sequer tínhamos contato com os métodos e as regras do vôlei mundial. A mudança no vôlei brasileiro veio a partir da elaboração e execução de um excelente plano, com ênfase na base e na profissionalização de todos os envolvidos naquele projeto. Passamos do nível de intuição para o cientifico. Graças a isso, jogadores medianos se transformaram em bons jogadores e bons jogadores se tornaram expoentes do vôlei mundial. Os títulos conquistados pelo vôlei nos últimos 30 anos são fruto das mudanças implantadas em 1975”, afirmou.

Em seguida, o espanhol Emílio Sánchez falou sobre o projeto de desenvolvimento do tênis na Espanha e a experiência da vitória sobre a Argentina, em 2008, na final da Copa Davis, na qual atuou como o capitão da equipe espanhola. Como atleta, Emilio foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Seul-88 e conquistou cinco títulos de Grand Slam. Atualmente é coordenador técnico da CBT. Na parte da tarde, o britânico Clive Woodward falou sobre o perfil do treinador de elite e como este deve ser avaliado. José Ricardo Rezende considerou aspectos da Lei de Incentivo Fiscal ao esporte.

O Seminário prossegue neste sábado com as palestras do alemão Bernhard Schwank e do brasileiro Antonio Carlos Gomes. Schwank falará sobre a estrutura organizacional do Comitê Olímpico Alemão e como este se relaciona com as confederações nacionais. Antonio Carlos Gomes abordará as estratégias voltadas para a formação integral do atleta e os Centros de Treinamento.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *