Treino do judô é atração na Vila Pan-Americana
Atletas das equipes de handebol, remo, beisebol e esgrima assistem à movimentação dos judocas brasileiros
A seleção de judô treina em um dojô montado no sub-solo do prédio da delegação brasileira na Vila Pan-Americana. Com a proximidade de uma área de trânsito constante de atletas de diversas modalidades, a movimentação dos judocas vem atraindo olhares curiosos. No primeiro dia de treino, estrelas como Bruno Souza, do handebol, pararam para ver os golpes no tatame. Em uma área ao lado, os atletas da esgrima também davam uma espiadinha vez ou outra, com direito à foto e bate papo. Representantes do remo e do beisebol também sacaram a câmera para registrar imagens.
“Esse contato com atletas de outras modalidades é uma das coisas mais legais dos Jogos”, diz o campeão mundial João Derly, um dos mais “assediados” por seus companheiros de delegação.
Foi durante o treino, por exemplo, que ele reencontrou uma amiga de infância, a esgrimista Deise Falci, filha de amigos de seus pais.
“Nos conhecemos ainda guris em uma foto produzida com filhos atletas de funcionários do Pólo Petroquímico de Porto Alegre. É nossa primeira competição juntos”, conta Deise, que se diz fã de judô. “Como a esgrima vai de 14 a 21, infelizmente não poderei assistir às competições”, completa a gaúcha.
José Carlos Sobral Jr, prata no Double Skiff Peso Leve nos Jogos Pan-Americanos de 2003, aproveitou que ia deixar algumas roupas na lavanderia próxima ao dojô para conferir um pouco do judô.
“Pan e Olimpíadas são oportunidades legais para aprendermos um pouco dos outros esportes. Não apenas as regras, mas a realidade de cada um. A gente acha que só nós sofremos, mas acabamos vendo que isso acontece com todo mundo”, comenta o remador.
A seleção brasileira de judô tem treinos marcados na Vila Pan-Americana diariamente pela manhã (parte técnica) e à tarde (parte física). No dia 17, os atletas treinarão na sede da Confederação Brasileira de Judô no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (setor vermelho, terceiro andar), às 11h.