Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

João Derly admite que quer revanche com cubano

João Derly admite que quer revanche com cubano

O gaúcho João Derly, único brasileiro campeão mundial de judô, admitiu que torce para cruzar com o cubano Yordanis Arencibia no Pan do Rio. Além de serem os dois principais candidatos à medalha de ouro na categoria meio-leve (–66kg), Derly e Arencibia são velhos conhecidos. Eles se enfrentaram em maio, na etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo. Arencibia acabou vencendo a luta em uma decesão polêmica da arbitragem, até hoje não esquecida pelo brasileiro.

“Cuba é o adversário mais forte do Brasil no Pan. Na minha categoria e na do Flávio Canto há dois cubanos que têm grandes chances de vencer. Mas a dificuldade torna a medalha e a vitória mais valiosa. Eu, particularmente, lutei contra o Yordanis Arencibia no Mundial e venci. Depois perdi para ele na final da Copa do Mundo, disputada na Áustria e, mais tarde, em Belo Horizonte. Nesta última, achei que houve erro da arbitragem”, enfatizou Derly, que continua “Por isso, estou engasgado com aquela luta e quero descontar a derrota agora, no Pan”, afirmou.

Yordanis Arencibia é um dos melhores judocas do mundo na categoria meio-leve. Ele tem uma coleção invejável de medalhas: um bronze olímpico (Atenas 2004) e três bronze em campeonatos mundiais (Birmingham, 1999, Osaka, 2001, Munique, 2003), Além disso, acumula 25 medalhas em Copa do Mundo, incluindo sete ouros. “Ele tem um excelente retrospecto, mas as nossas lutas são sempre muito equilibradas”, continuou o judoca.

Derly acredita que o Brasil tem chances de conquistar 14 medalhas no Pan. Segundo ele, a equipe brasileira de judô é uma das melhores da história. “Acredito que o judô brasileiro fará uma boa figura neste Pan. Em 2003, o Brasil conquistou dez medalhas, sendo cinco de ouro. Acho que temos chance de trazer 14 medalhas neste Pan. Pessoalmente, quero apagar a minha má participação de 2003 com uma bela apresentação”, disse.

As lutas de João Derly (Oi, Banrisul, Olimpikus e Shihan) no Pan ocorrem no dia 22 de julho. Tiago Camilo (Oi) e Mayra Aguiar (Gol Linhas Aéreas), ambos também da equipe Oi/Sogipa, buscam suas medalhas no dia 20.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *