Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

MAIS SOBRE OS ATLETAS CONVOCADOS PARA PANAMERICANO

Convocados a seleção para os Jogos Pan-Americanos 2007

A equipe que representará o Brasil no judô durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, foi anunciada nesta sexta-feira (11) em Belo Horizonte. São 14 atletas, que misturam a experiência de Edinanci Silva e Flávio Canto com a juventude de Mayra Aguiar e João Gabriel Schlittler. Apenas quatro atletas da atual equipe estiveram em Santo Domingo 2003: além de Canto e Edinanci, estiveram no último Pan o campeão mundial João Derly (na época peso ligeiro) e Priscila Marques. A seleção conta também com os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Tiago Camilo. No feminino, Danielli Yuri foi confirmada no meio-médio.

A equipe foi convocada com: Daniela Polzin (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Danielle Zangrando (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Mayra Aguiar (-70kg), Edinanci Silva (-78kg) e Priscila Marques (+78kg); Alexandre Lee (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Correa (-100kg) e João Gabriel Schlitter (+100kg).

“Foi uma semana difícil para todos nós. Para chegarmos à equipe definitiva para os Jogos Pan-Americanos, fizemos muitas ponderações e reflexões. Fica a certeza de que temos atletas de muita qualidade. É uma dificuldade prazerosa”, diz o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson. “Vamos ao Pan confiantes em fazer nossa melhor participação. Em Santo Domingo 2003, o judô foi a modalidade que mais ouros trouxe para o Brasil (5), num total de dez medalhas. Queremos superar este patamar”, completou.

A técnica da equipe feminina, Rosicléia Campos, explicou a escalação de sua seleção:

“A maior dúvida foi na categoria –63kg, em que tínhamos a Vânia Ishii com todo o seu passado brilhante e a Danielli Yuri, que surgiu agora na seleção com bons resultados. Não vejo a juventude da equipe como um problema, já que estamos acostumados, no judô, a trabalhar com meninas jovens em um nível alto de responsabilidade”, diz a treinadora, ela própria, quando atleta, tendo participado aos 16 anos dos Jogos Pan-Americanos de 1987, e citando Danielle Zangrando, bronze no Mundial Sênior de 1995 com 15 anos.

Já o técnico do masculino, Luiz Shinohara, diz ter enfrentado mais dúvidas nas categorias ligeiro e meio-leve:

“Procurei ser o mais justo possível. No meio-leve, a igualdade foi grande. Os dois tiverem resultados muito bons na Europa e a diferença foi nos detalhes. Levantamos as estatísticas de pontuação a favor e contra cada um dos dois atletas, levando em conta também a forma como ganharam ou perderam dos mesmos adversários”, diz Shinohara.

O próximo compromisso da seleção brasileira será no Campeonato Pan-Americano, no Canadá, de 22 a 29 de julho. Na ocasião, o masculino será representado pela equipe reserva. No feminino vão as titulares.

“Temos plena convicção que a equipe B é tão forte quanto a titular e continuaremos avançando em busca da classificação olímpica, já que o Campeonato Pan-Americano conta pontos no ranking para Pequim 2008. Nosso objetivo com esta escalação é surpreender as demais equipes nos Jogos do Rio. Já no feminino, precisamos mostrar a nossa cara e comprovar que estamos chegando junto das cubanas”, explica Ney Wilson.

SELEÇÃO BRASILEIRA

FEMININO

-48kg: Daniela Polzin. Reserva: Sarah Menezes

-52kg: Érika Miranda. Reserva: Juliene Aryecha

-57k: Danielle Zangrando. Reserva: Ketleyn Quadros

-63kg: Danielli Yuri. Reserva: Vânia Ishii

-70kg: Mayra Aguiar. Reserva: Márcia Vieira

-78kg: Edinanci Silva. Reserva: Claudirene Cezar

+78kg: Priscila Marques. Reserva: Viviane Oliveira

Técnica: Rosicléia Campos

MASCULINO

-60kg: Alexandre Lee. Reserva: Denílson Lourenço

-66kg: João Derly. Reserva: Leandro Cunha

-73kg: Leandro Guilheiro. Reserva: Pedro Guedes

-81kg: Flávio Canto. Reserva: Tiago Camilo

-90kg: Tiago Camilo. Reserva: Carlos Honorato

-100kg: Luciano Corrêa. Reserva: Leonardo Leite

+100kg: João Gabriel Schlitter. Reserva: Daniel Hernandes

Técnico: Luiz Shinohara

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *