Seleção feminina retorna ao Brasil nesta segunda-feira
Foram três semanas de treinamento em Cuenca, no Equador. Edinanci Silva volta ao país com vitória sobre a campeã mundial na bagagem
Após 21 dias de treinamento intensivo em Cuenca, no Equador, a seleção feminina de judô retorna nesta segunda-feira (dia 9/4), para o Brasil. As brasileiras trazem na bagagem a experiência de treinar por um longo período com a equipe cubana, considerada uma das melhores do mundo.
“A experiência no Equador foi muito proveitosa, principalmente por este contato com Cuba. Além disso, tivemos a oportunidade de colocar as atletas a um treinamento puxado em altitude. Estamos trabalhando no caminho certo”, diz a técnica brasileira Rosicléia Campos.
Em sua volta à seleção brasileira, Edinanci Silva venceu num torneio no Equador a cubana Yurissel Laborde, campeã mundial no Cairo/2005 e e bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e, ao lado de Vânia Ishii, ajudou o Brasil a voltar com duas medalhas de ouro para casa. Além de Edinanci e Vânia, também conquistaram medalhas Daniela Polzin (bronze), Érika Miranda (prata), Danielle Zangrando (bronze) e Priscila Marques (prata).
Em maio as brasileiras terão a oportunidade de disputar, em Cuba, o torneio Judogui Dourado de 4 a 6/5. No fim do mês as brasileiras disputarão o Campeonato Pan-Americano Sênior, na Argentina. O Pan-Americano já valerá ranqueamento para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008
“Após a desvinculação da equipe feminina e masculina, realizamos esta primeira etapa no processo de treinamento internacional. Nestas três semanas tentamos visualizar nossas principais adversárias, pois temos que subir cada degrau de uma vez. Se a nível sul-americano nós temos a hegemonia no judô feminino, em disputas pan-americanas ainda temos que superar alguns países. Foi bastante proveitoso, inclusive pelo treinamento ter acontecido em altitude, algo que ajuda bastante na parte física das atletas”, afirma Ney Wilson, coordenador técnico internacional da CBJ.