Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

FLAVIO CANTO É CAMPEAO DA ETAPA DE HAMBURGO DA COPA DO MUNDO DE JUDÔ

FLÁVIO CANTO É OURO NA ETAPA DE HAMBURGO DA COPA DO MUNDO

Meio-médio venceu o japonês Shinya Yoshinaga por ippon em 50 segundos na final. Seleção volta a competir no próximo fim de semana em Praga, na República Tcheca

O meio-médio Flávio Canto (-81kg) conquistou neste domingo (dia 26/2) a medalha de ouro na etapa de Hamburgo da Super Copa do Mundo de judô, na Alemanha. Bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, Flávio venceu o japonês Shinya Yoshinaga por ippon em 50 segundos de luta. A seleção brasileira disputará no próximo fim de semana (4 e 5/3) a etapa de Praga da Copa do Mundo.

“Todo atleta sonha com a medalha de ouro. Estou muito feliz de vencer um torneio como este e de conquistar um bom resultado para o Brasil”, diz Flávio Canto que nunca havia lutado contra Shinya Yoshinaga. \”Existe muita ansiedade em qualquer final. Sem dúvidas vencer de ippon foi ótimo\”.

Canto fez duas lutas pela primeira fase da competição. No primeiro combate venceu o inglês David Thomas por ippon, em 32 segundos. Depois passou pelo cubano Oscar Cardenas por koka. Na semifinal, superou o polonês Robert Krawczyk por ippon em 4min52s. Oscar Cardenas e Robert Krawczyk ficaram com a medalha de bronze na competição. Robert também conquistou o bronze há 15 dias na etapa de Paris da Super Copa do Mundo. Num fato raro, o carioca Flávio Canto derrotou todos os companheiros de pódio neste domingo. Esta foi a primeira competição internacional de Canto após o bronze olímpico em 2004.

“O judô é um esporte onde nem sempre vence o melhor. Hoje eu estava no meu dia e tudo deu certo. Muitos atletas bons ficaram pelo caminho. Nunca havia vencido de todos os judocas que estavam ao meu lado no pódio, foi realmente especial”, afirma Canto.

Nas demais categorias, o meio-pesado Alex Aguiar encerrou com a nona colocação a sua participação na Super Copa de Hamburgo. Alex fez quatro lutas na competição. Na estréia venceu o holandês Danny Neeuwsen por yuko. Na segunda rodada, foi superado pelo coreano Yoo Kwang Sun por ippon, em 2min45s. Na primeira luta da repescagem, passou com um ippon em 18 segundos por Myagmardorj Badarch. Porém, depois foi derrotado por ippon pelo alemão Marcel Jamet. Daniel Hernandes também terminou na nona colocação em Hamburgo. O pesado brasileiro perdeu na estréia para o japonês Yasuyuki Muneta por ippon (3min04s). Na repescagem, passou pelo alemão Henry Hubert por ippon (dois wazari em 4min43s). No segundo combate, Daniel foi superado pelo italiano Paolo Bianchessi por ippon (4min48s). Na categoria médio, Alexsander Guedes foi derrotado na primeira luta por Maxim Rakov por yuko e ficou de fora da repescagem. No sábado (dia 25/2), destaque para a quinta colocação conquistada pelo meio-leve Leandro Cunha.

A participação brasileira nas etapas da Super Copa do Mundo e da Copa do Mundo européias vale a vaga de titular na seleção brasileira para a temporada 2006. A partir deste ano, a definição do número um de cada categoria se dará não apenas através da seletiva nacional, mas também de acordo com o desempenho em competições e treinamentos pré-determinados pela comissão técnica da seleção.

Os resultados de ambos os atletas de cada peso serão avaliados pelo corpo técnico da Confederação Brasileira de Judô, levando em consideração os adversários enfrentados, a colocação alcançada, lutas vencidas, entre outros.

O titular da seleção em 2006 terá duas competições prioritárias na temporada: o Campeonato Pan-Americano, em maio, na Argentina, já valendo ranqueamento para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e o Campeonato Mundial por Equipes, em setembro, em Paris.

Mais informações

Media Guide Comunicação

Assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Judô

Manoela Penna (manoela@mediaguide.com.br / 21 9612-3058)

Lucio Mattos (lucio@mediaguide.com.br / 21 8145-7561)

Tel: 21 2287-8095

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *