Equipe conquistou nove medalhas na etapa da Istambul do Circuito Europeu e disputará nos dias 23 e 24/7 a Copa Pan-Americana, no Rio de Janeiro
Após 15 dias de Europa, a seleção brasileira de judô começa a arrumar as malas para voltar ao Brasil. A equipe retorna do Velho Continente neste sábado, dia 17/7, depois de realizar treinos na Espanha, Turquia e França ao lado dos melhores judocas do mundo, além de participar do Torneio de Istabul, conquistando sete ouros e duas pratas. O próximo compromisso da equipe será a Copa Pan-Americana, preparatória para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, que acontecerá dias 23 e 24/7, no Rio de Janeiro.
Com a equipe formada após a seletiva para o Campeonato Mundial, o Brasil iniciou seu treinamento internacional em Castelldefels, na Espanha. De lá, os atletas seguiram para Istambul, na Turquia, onde competiram pelo Circuito Europeu. Após o torneio, a equipe feminina permaneceu treinando no local, enquanto a masculina viajou para Paris, na França. Durante este período, os judocas brasileiros tiveram a companhia de times de ponta como Japão, França, Espanha, Rússia, Eslovaquia, Portugal, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, recheados de medalhistas olímpicos e mundiais. Este período de treinamento e competição na Europa foi encarado pela comissão técnica do Brasil como avaliação de atletas para o Mundial, em setembro, no Egito.
Na etapa de Istambul do Circuito Europeu, os judocas brasileiros conquistaram nove medalhas, sendo sete de ouro e duas de prata. João Derly (meio-leve), Fabiane Hukuda (meio-leve), Leandro Guilheiro (leve), Tânia Ferreira (leve), Vânia Ishii (meio-médio), Carlos Honorato (médio) e Priscila Marques (pesado) ganharam os ouros, enquanto Denílson Lourenço (ligeiro) e Daniela Polzin (ligeiro) ficaram com a prata.
Após chegarem ao Brasil, os atletas não terão muito tempo de descanso. Será disputada no Rio de Janeiro, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, a Copa Pan-Americana de judô, que reunirá as equipes masculinas do Brasil, Argentina, Venezuela e Estados Unidos, além das atletas de Brasil, Argentina, Equador e República Dominicana, na competição feminina. Ao todo serão 56 judocas, 28 homens e 28 mulheres, competindo por equipes, em um total de sete categorias no masculino e sete no feminino. A chegada das delegações está prevista para o dia 20 e os treinamentos acontecem na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, entre os dias 21 e 22/7.
O judoca da categoria pesado Walter Santos, vencedor da seletiva para o Campeonato Mundial. se lesionou nos treinos em Paris e será substituído no torneio por Daniel Hernandes, já que João Gabriel Schiliter, vice-campeão da seletiva, está disputando o Mundial Militar.
Equipe:
Ligeiro Masculino (- 60kg):
Denílson Lourenço/SP
Ligeiro Feminino (-48kg):
Daniela Polzin/RJ
Meio-leve Masculino (-66kg):
João Derly/RS
Meio-leve Feminino (-52kg):
Fabiane Hukuda/MG
Leve Masculino (-73kg):
Leandro Guilheiro/SP
Leve Feminino (-57kg):
Tânia Ferreira/SP
Meio-médio Masculino (-81kg):
Tiago Camilo/SP
Meio-médio Feminino (-63kg):
Vânia Ishii/SP
Médio Masculino (-90kg):
Carlos Honorato/SP
Médio Feminino (-70kg):
Márcia Lima/RS
Meio-pesado Masculino (-100kg):
Luciano Corrêa/MG
Meio-pesado Feminino (-78kg):
Luzia Fernandes/RJ
Pesado Masculino (+100kg):
Daniel Hernandes/SP
Pesado Feminino (+78kg):
Priscila Marques/SP