Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

PROJETO LANÇADO NESTA SEXTA, DIA 6, VISA A RESGATAR A IMPORTÂNCIA DAS COMPETIÇÕES ESCOLARES E UNIVERSITÁRIAS NO BRASIL

Uma iniciativa inédita e sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro, a qual incentivará e valorizará a prática esportiva desde as escolas até as universidades de todo o país. Esta é a síntese do projeto que foi lançado nesta sexta-feira, dia 6, no Espaço Criança Esperança, no Rio de Janeiro. Com base em um contrato firmado entre o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), tendo ainda a participação da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), as Olimpíadas Escolares e as Olimpíadas Universitárias pretendem resgatar a importância das competições estudantis no Brasil. O projeto contará com o apoio das Organizações Globo, sobretudo nas etapas nacionais.
Estiveram presentes ao lançamento do projeto o Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz; a governadora do Estado do Rio, Rosinha Garotinho; o secretário Municipal para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, Cláudio Versiani; o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; o secretário geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório; o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Atayde Costa Cabral; o vice-presidente das Organizações Globo, José Roberto Marinho, representando as empresas de mídia Globo, além de secretários estaduais e municipais de esporte e lazer de várias regiões do país.
As duas competições serão realizadas anualmente e a expectativa é que, juntas, cheguem a reunir até oito mil participantes. A etapa nacional das Olimpíadas Universitárias acontecerá este ano em Recife, entre 16 e 26 de junho, e utilizará recursos da Lei Agnelo/Piva, com base no percentual destinado ao desporto universitário. Já as Olimpíadas Escolares serão divididas em duas faixas etárias. A etapa nacional da faixa de 15 a 17 anos está marcada para o período de 30/09 a 9/10. Na faixa que vai dos 12 aos 14 anos o evento está marcado para o período de 25/11 a 4/12. As duas competições escolares serão disputadas em Brasília e utilizarão, no que couber e de acordo com o limite permissível, os recursos da Lei Agnelo/Piva.
A proposta da parceria é a realização de um trabalho de longo prazo, envolvendo dois ciclos olímpicos, até dezembro de 2012. “Consideramos o esporte uma atividade de fundamental importância para o desenvolvimento do país, promovendo a inclusão social dos jovens na sociedade a partir de uma prática altamente positiva e saudável. O esporte, como atividade de inclusão social ou como competição de alto rendimento, é tratado pelo Governo Federal como uma política pública para o desenvolvimento social e econômico. As Olimpíadas Escolares e as Olimpíadas Universitárias integram esse esforço e demonstram a seriedade do trabalho que está sendo feito. Acredito seriamente que as Olimpíadas serão em pouco tempo um dos maiores eventos esportivos do Brasil”, afirmou o Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.
Rosinha Garotinho enalteceu a importância do esporte na sociedade. “O esporte unifica, cria critérios que a sociedade tanto necessita. Impõe limites, desenvolve a disciplina, responsabilidade, cooperação, vontade e o respeito. O esporte é mágico, fantástico. Queria parabenizar a todos os envolvidos por esta iniciativa inédita. Faremos muito esforço e estaremos na torcida para que os alunos do Estado do Rio sejam campeões nas etapas nacionais das Olimpíadas”, disse a governadora, que, juntamente com o Ministro do Esporte e o presidente do COB, visitou uma quadra onde crianças do Projeto Criança Esperança praticavam futsal. No local, as crianças receberam medalhas alusivas à data.
Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o projeto resgatará um espaço fundamental para a descoberta de novos talentos. “O esporte é indiscutivelmente uma das atividades que melhor contribuem para a inclusão social e para a formação educacional e cívica dos nossos jovens, além de promover a saúde física e mental. Além desses aspectos, esse projeto possibilitará que um jovem inicie as disputas no esporte de competição aos 12 anos na Escola e siga competindo até a Universidade. Isso permitirá o acompanhamento do talento descoberto desde a escola, que é a base de tudo”, comentou o presidente do COB, que lembrou sua iniciação esportiva. “Foi no Colégio Mello e Souza que desenvolvi minha habilidade no esporte e cheguei à Seleção Brasileira de vôlei. Também participei da Universíade, que deu uma lapidada à minha formação de atleta”, completou Nuzman, que agradeceu a Rosinha Garotinho, ao Ministro Agnelo Queiroz e ao secretário Cláudio Versiani, representante do prefeito Cesar Maia, pelo esforço na organização do Jogos Pan-americanos Rio 2007.
Outro envolvido no projeto, o presidente da CBDU, Luciano Atayde Costa Cabral, disse estar realizando um sonho. “Este projeto vai escrever uma nova história no esporte nacional, pois esta parceria dará visibilidade ao desporto escolar e universitário. Através do esporte podemos ter a inserção social, melhorando a saúde, renda da população, enfim, contribuindo para o desenvolvimento do país. Precisamos mudar os referenciais para as crianças de que atleta não precisa estudar. Esse é um dos principais objetivos das Olimpíadas Universitárias e Escolares”, definiu.
O vice-presidente das Organizações Globo, José Roberto Marinho, destacou a inclusão social promovida pelo projeto. “Temos a oportunidade, com todos os parceiros envolvidos, de trabalharmos essa causa esportiva e educacional de forma ampla, como talvez nunca tenha sido feito, já na perspectiva dos Jogos Pan-americanos que se realizarão no Rio em 2007, e com, isso, criar um novo patamar para o esporte e para a inclusão social através do mesmo em nosso país”, considerou.
Olimpíadas Universitárias – A competição, que substituirá os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), contará, no mínimo, com a disputa de oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, vôlei e xadrez. Para a etapa nacional em Recife está prevista a participação de aproximadamente 2.500 alunos, representando cerca de 250 entidades de ensino superior, públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação.
As Olimpíadas Universitárias 2005 servirão como seletiva para a Universíade, que este ano será disputada em agosto, na cidade de Ismir, na Turquia. Apenas alunos de até 28 anos poderão lutar pelas vagas. Pelo regulamento das Olimpíadas Universitárias um mesmo aluno só poderá participar de até seis edições do evento.
Olimpíadas Escolares – Com a previsão de cinco mil alunos envolvidos, as Olimpíadas Escolares substituirão os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). A competição será disputada em etapas nacionais, estaduais e municipais. Assim, chegarão à disputa da etapa nacional as escolas – públicas ou privadas – que tiverem se classificado primeiramente nas etapas anteriores. Integrarão o programa de competições as modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, vôlei e xadrez.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas