Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

NOVA GERAÇÃO DO JUDÔ CONQUISTA 15 MEDALHAS NO PAN

A nova geração do judô brasileiro mostrou a sua força em seu primeiro compromisso internacional. Representando pela equipe Sub-25, o Brasil conquistou 15 medalhas (5 de ouro, 5 de prata e 5 de bronze) no Campeonato Pan-Americano Sênior, realizado em Porto Rico de 18 a 22/5. Com o resultado, o país foi campeão geral.

O evento marcou a volta ao lugar mais alto do pódio de atletas consagrados apesar da pouca idade. Tiago Camilo, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, foi ouro no Pan na categoria meio-médio. Outro destaque foi João Derly. Após passar por momentos difíceis ao subir de peso da categoria até 60kg para até 66kg após os Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, Derly ficou fora da seleção brasileira na última temporada. Em sua volta, o judoca gaúcho conquistou a medalha de ouro em seu primeiro torneio internacional.

A seleção Sub-25 faz parte do planejamento da Confederação Brasileira de Judô para a renovação do esporte. Dono de 12 medalhas olímpicas, o judô brasileiro foi pela primeira vez representando em um evento internacional por atletas de até 25 anos.

O Brasil foi o campeão do Campeonato Pan-Americano de 2005. Com 15 medalhas, o país só não subiu ao pódio em três categorias. Na absoluto feminino Maria Suellen não se classificou para a fase final e os atletas Lilian Lenzi (meio-médio) e Rafael Krug (super-ligeiro) não conseguiram visto de entrada nos Estados Unidos, exigido por Porto Rico, e não viajaram. Ainda assim o Brasil foi campeão geral.

Os cinco ouros do Brasil formam conquistados por João Derly (meio-leve), Tiago Camilo (meio-médio), Luciano Correa (meio-pesado) e Walter Santos (pesado e absoluto).

A equipe brasileira também foi representada no torneio de kata. Os atletas Rioiti Uchida e Luís Alberto dos Santos conquistaram pela quarta vez o título de campeões panamericanos de nague-no-kata, katame-no-kata e ju-no-kata.

Com este resultado, Uchida e Luís Alberto têm a hegemonia do continente, tendo conquistado o primeiro lugar em 2001, 2003, 2004 e 2005. Agora os atletas somam 12 medalhas de ouro em pan-americanos no currículo.

A seleção brasileira de judô agora segue para o Campeonato Sul-Americano, de 26 a 28/5, na Colômbia.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas