Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Judocas do Estado vão a Porto Alegre disputar Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21

Assessoria FJMS

Delegação da FJMS está confiante quanto ao desempenho dos jovens atletas

Técnico Alessandro Buiú e Aléxia Nascimento

A delegação da FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul), desembarca em Porto Alegre- RS, neste fim de semana, com 25 atletas, além da comissão técnica com o objetivo de trazer medalhas na bagagem e superar o número de conquistas alcançado na Seletiva Nacional Sub-18 e Sub-21 realizada no mês de fevereiro em Osasco-SP. Os judocas do Estado participam do Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21, nos dias 12 e 13 de março, iniciando o segundo evento para o ranking nacional 2022, que definirá os representantes para os Campeonatos Mundiais Sub-18 e Sub-21.

Para o presidente da FJMS, José Ovídio Duarte da Silva, o momento é de muito trabalho com a base, visando bons frutos para o futuro do Judô no Estado. Ele falou sobre as expectativas para o evento. “Neste final de semana estaremos presentes no meeting nacional Sub-18 e Sub-21, que é um evento seletivo para a Confederação Brasileira de Judô e que visa trabalhar a base, buscando a ascensão à seleção principal. Nossa expectativa é que tenhamos vários atletas classificados. Tem sido feito um trabalho muito bom nas academias, nos clubes, nas associações filiadas a Federação, e contamos com a coordenadoria de alto rendimento que é exercida pelo professor Amadeus Dias de Moura Jr.”

O presidente José Ovídio, também ressaltou seu apoio aos atletas e convocou os amantes do judô para torcerem por nossos judocas. “A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul tem procurado apoiar, incentivar esses atletas que estão despontando nesses treinamentos dentro das associações. Este sonho que está ainda no começo, e pode, num futuro não muito distante, ser frutífero. Venho aqui convocar a torcida por todos nossos atletas, que certamente brilharão nesse meeting”

Confiança no Grupo

A delegação de Mato Grosso do Sul contará com os técnicos Alessandro Souza Nascimento, Diogo Montania da Rocha, Kely Cristina Lopes Oliveira, Yada Garcia e Kaique Figueiredo, além do diretor de seleções Amadeu Dias de Moura Junior e do diretor técnico Marcelo Matos.

Matos explicou como foi a seletiva realizada em fevereiro e como foram definidos os judocas participantes da competição em Porto Alegre. “Essa é nossa segunda competição em nível nacional que Mato Grosso do Sul vai participar, a primeira, que foi a seletiva nacional, selecionou 8 atletas de cada categoria de peso do sub-18 e do sub-21, e para o meeting nacional, Mato Grosso do Sul classificou 11 atletas, entre os 8 melhores. A confederação brasileira também autorizou cada federação convocar até 15 atletas além dos selecionados em fevereiro. Nós convocamos 14 atletas, no total de 25 atletas que vão para o meeting agora, então são 11 selecionados pela seletiva nacional e 14 convocados pela federação”.

Marcelo Matos afirmou estar confiante com o desempenho dos atletas sul-mato-grossenses em terras gaúchas. “As minhas expectativas são as melhores possíveis. Mato Grosso do Sul é respeitado no cenário nacional, tendo grandes resultados alcançados nos últimos anos. Temos atletas que buscarão o primeiro lugar do ranking, que, somados os pontos da seletiva nacional mais os pontos do meeting, os primeiros ranqueados irão para o Pan-americano. Enfim, temos grandes chances de bons resultados para Mato Grosso do Sul .Torcemos para que todos os atletas saiam bem para pontuar positivamente no ranking nacional”.

Destaques

Um dos destaques da competição é a judoca Alexia Vitória Vilhalba Souza Nascimento – Sub-21 (até 48 kg), da Associação Atlética Judô Futuro, que foi a campeã da seletiva. O técnico Alessandro Buiú, que treina Aléxia, destacou a preparação da atleta para o novo desafio. “A Aléxia foi campeã da seletiva nacional realizada em Osasco. Nós fizemos uma preparação intensa para esse Meeting. Acredito que ela vai chegar muito bem, não só ela, como a Nathalia Arruda, que infelizmente não pode competir na seletiva, porque testou positivo para a Covid-19, como Márcio Inácio Lima, Kaique Pires e o Elias Rodrigues Moreira Neto. Esses são meus 5 atletas que brigarão para chegar bem na classificação”, pontuou o técnico.

Aléxia Nascimento é considerada uma das grandes promessas do judô de Mato Grosso do Sul, a jovem atleta de 19 anos, tem os pés no chão e lida com tranquilidade com os compromissos que lhe são atribuídos. “Querendo ou não é uma cobrança né. É uma responsabilidade muito grande, mas eu tento levar da melhor forma possível pra ficar mais leve, até não atrapalhar meu rendimento. Meu coração está tranquilo e as expectativas do meeting estão boas, estou focada e se Deus quiser e permitir trarei o ouro novamente”.

Outra aposta para o futuro é Breno Dias Duarte – Sub-18 (acima de 90 kg), da Associação Cano de Judô. Com apenas 17 anos, já se mostra um gigante nos tatames. O técnico Alexandre Cano exaltou o esforço e as qualidades de seu pupilo. “O Breno é um menino muito esforçado, não é de hoje, vem desde a categoria sub-13 que ele se destaca no cenário nacional, sendo campeão brasileiro e campeão Pan-americano. Após a pandemia, foram dois anos parado, sem competição. Porém ele retornou com uma ótima classificação. Ele treinou bastante. O Breno é um menino muito esforçado, muito dedicado, inteligente tecnicamente e taticamente. Está preparado e, se Deus quiser, ele vai trazer uma ótima classificação”.

Breno Dias, citou os tempos de pandemia e falou sobre a importância do acompanhamento técnico e médico na carreira de quem almeja o pódio. “Durante a pandemia foi complicado , ficamos muito tempo parado, mas treinei o que pude em casa, graças a Deus os primeiros resultados foram bons, e me deu mais ânimo para treinar mais pesado, principalmente pro Meeting. Voltei a rotina de treino, físico com equipe de personal e técnico com o Sensei Alexandre Cano, também estou fazendo acompanhamento médico, Dr Rafael Alves especializado em medicina esportiva e nutrólogo, isso me deu grandes expectativas de bons resultados. Minha expectativa é conseguir uma vaga para o Pan-americano. Até agora estou tranquilo, mas a hora que entrar no avião já começa bater o nervoso”, finaliza Breno.

Breno Dias em ação em Osasco

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas