Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

JOGOS JUVENTUDE BELÉM-PA – MS CONQUISTA A PRATA NA EQUIPE FEMININA

10/11/13 17:27
São Paulo mostra força no judô e conquista título por equipe no feminino

Com uma equipe formada por três campeãs e duas vice-campeãs no individual, o estado de São Paulo conquistou o ouro no judô por equipes feminino dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos. Na manhã deste domingo, dia 11, as paulistas derrotaram a forte equipe do Mato Grosso do Sul na final, decidida apenas no último dos cinco combates, por 3 a 2. As medalhas de bronze ficaram com Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, que garantiram o pódio após disputas regionais contra, respectivamente, Espírito Santo e Santa Catarina.

“O nível do judô nos Jogos Escolares têm aumentado muito, ano após ano. É a minha quarta participação na competição e parece sempre a primeira. Eu estava um pouco nervosa desde o começo, mas sabia da importância de cada uma das meninas na equipe. Foi difícil, mas lutamos bem e conseguimos o título”, disse a paulista Gabriela Clemente, que também ficou com a medalha de ouro no individual na categoria meio leve (-48kg) em Belém.

Para chegar à final, São Paulo derrotou as equipes do Espírito Santo (Primeira fase), Amazonas (oitavas), Amapá (quartas) e Rio de Janeiro (semifinais), enquanto o caminho do Mato Grosso do Sul foi mais curto, contra Roraima (primeira fase), Santa Catarina (quartas) e Rio Grande do Sul (semifinal). Antes de derrotar o Espírito Santo na disputa do bronze, as cariocas venceram o Distrito Federal e o Paraná. Caminho semelhante ao do Rio Grande do Sul, que passou por Minas Gerais e Pernambuco.

“A disputa contra o Rio de Janeiro, apesar de termos vencido todas as lutas, foi uma das mais importantes. Ali garantimos a vaga na decisão e entramos motivadas”, ressaltou Gabriela Clemente, que aos 15 anos é dona do título sul-americano da categoria, entre os meio-leves.

A competição por equipes no feminino teve a participação recorde de 22 delegacões (21 estados, mais o anfitrião Pará). De acordo com o coordenador geral do judô no evento, e representante da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Edmilson Guimarães, os Jogos Escolares têm servido cada vez mais de celeiro para as seleções brasileiras de base e adulta de judô.

“Atualmente, praticamente todos os atletas dessa idade nos Jogos Escolares já têm experiência nacional. Algumas, como a Laiana Colman, que foi campeã individual pelo Mato Grosso do Sul esse ano e vice por equipes, já participaram, inclusive, de Campeonatos Mundiais. Foi dos Jogos Escolares que saíram atletas como Mayra Aguiar e Sarah Menezes, que hoje são medalhistas olímpicas”, ressalta Guimarães.

A equipe de São Paulo, medalha de ouro, foi formada por: Gabriela Clemente (campeã meio leve), Thamires Cabral, Joice Braga (vice-campeã meio médio), Alana Uraguti (campeã médio), Ello Santos (campeã meio pesado), Bianca Lara (vice-campeã Ligeiro) e Karla Souza. As sul-matogrossenses, vice-campeãs, tinham Larissa Farias (campeã ligeiro), Layana Colman (campeã leve), Gratychewa Farias (bronze no meio médio), Ana Prates ( bronze no médio) , Ana Carra (vice-campeã no meio pesado), Tuany Machado, Fernanda Silva  e Camila Ponce.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *