A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) realizou neste último sábado (16.03), no Ginásio do Guanandizão o Torneio Início, primeira competição da Federação em 2013. Foram inscritos cerca de 700 atletas para o torneio. Um importante evento, considerando ser a primeira seletiva para atletas que almejam integrar a seleção estadual de judô.
Este também foi o primeiro evento organizado pela nova diretoria que assumiu o comando da Federação em março, tendo como presidente Marcos Antônio Moura Cristaldo. Para o novo presidente, este torneio além de marcar a abertura do calendário esportivo para a FJMS também dá início aos trabalhos da nova diretoria “Estamos à frente da Federação há cerca de 20 dias, com a proposta de alavancarmos o esporte e os denominados atletas de desempenho. Atletas estes que irão participar dos jogos nacionais e internacionais representando o Brasil”, revelou Cristaldo.
Composta por 27 agremiações, a federação tem como finalidade oferecer o apoio necessário aos seus atletas e buscar juntos aos órgãos governamentais o apoio para as suas atividades.
A pratica do judô, a exemplo de outros esportes, é divido por categorias. Existem aqueles que praticam o denominado “esporte de educação” praticado nas escolas e como atividade de lazer e o denominado “esporte de desempenho” aquele exercitado como prática esportiva de competição. O presidente da Federação destaca a importância da realização de torneios para os atletas de desempenho, uma oportunidade importante na busca de patrocínio, para que cada vez mais o esporte e seus atletas possam ter exposição no cenário nacional “São de competições como estas que se destacam futuros campeões. Atletas que elevam o nome do Estado. Por isso a importância em divulgar eventos como o estes, para que as empresas possam conhecer e ter o interesse em patrocinar os atletas”. É com esse foco que a FJMS busca, a partir dessa administração, o apoio necessário para desenvolver projetos,organizar competições e auxiliar os atletas.
O vereador Professor João Rocha, esteve presente no evento e destacou a importância do Torneio Início “O que está acontecendo aqui hoje é importante por dois fatores, o primeiro pelo fato de dar início ao calendário de eventos da Federação, deste modo, promovendo um momento de confraternização entre todos os judocas e a entidade, o segundo fator é que daqui sairão os atletas que representarão o Estado nas competições nacionais”. O vereador é também presidente do Conselho Nacional de Graus e representou a entidade no evento, onde destacou a grande responsabilidade da FJMS a nível nacional “A Federação do nosso Estado tem uma grande responsabilidade, pois hoje somos considerados a maior força da região centro-oeste na modalidade. Uma boa apresentação neste evento garante vaga para as competições nacionais. Este torneio é importantíssimo, pois é primeiro passo para se chegar ao campeonato brasileiro.”
João Rocha ainda exemplifica a importância do planejamento para que se possa alcançar resultados no esporte “Devemos ter planejamento em todas as áreas de atuação, principalmente nas áreas técnica, administrativa e financeira. O judô brasileiro cresceu como um todo nesta última década. Hoje, por exemplo, temos três atletas de Mato Grosso do Sul disputando campeonato na Europa”, e lembrou que o mesmo torneio também está sendo realizado em todo o Brasil.
O evento também contou com a presença de Emerson Ramos, diretor-técnico regional da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), que representou a entidade e divulgou o que espera dos atletas sul-mato-grossenses “Estamos participando deste evento com grande expectativa, pois sabemos que os atletas aqui presentes são ótimos competidores e tenho certeza que irão brilhar nas competições nacionais.”
Torneio Início
Uma das finalidades do torneio também é o entrosamento entre os atletas. Os vitoriosos disputarão o campeonato brasileiro da Região 4, que será realizado no mês de abril, em Anápolis, Goiás.
As competições tiveram início às 8 horas. Participaram competidores de vários níveis, com idade entre 11 e 20 anos. Os atletas vitoriosos neste torneio representarão Mato Grosso do Sul no campeonato regional brasileiro. No total cerca de 240 atletas receberam medalhas entre ouro, prata e bronze.
O judô é um esporte que se diferencia dos demais pela grande disciplina aplicada. Tendo Mato Grosso do Sul como celeiro de bons atletas.
Marco Antonio Aguilera, coordenador técnico da FJMS e gestor do evento, comentou sobre o trabalho desenvolvido pela FJMS “A nossa Federação é uma entidade muito ativa, tanto na parte de eventos, como na parte de resultado nos campeonatos. Nós temos hoje atletas na seleção brasileira, também na seleção de base, enfim, um bom número de atletas de destaque nacional. Nessa nova gestão esperamos dar continuidade ao trabalho já desempenhado, porém buscando sempre um trabalho de excelência.”
Novidade na arbitragem
Em 2013 houveram mudanças na arbitragem das competições. Além do juiz que conduz a luta, também serão utilizados equipamentos eletrônicos para auxiliar a arbitragem durante as competições. Para Marcos Shimabokuro, diretor de arbitragem da FJMS, estes equipamentos além de registrarem todos os movimentos dos competidores, serão um excelente recurso caso haja alguma dúvida da arbitragem durante a luta. A novidade acompanha as regras utilizadas pela confederação internacional “A grande novidade aqui são as regras que passam a ser aplicadas na arbitragem. Nesse torneio nós ainda estamos mesclando tanto o sistema antigo como o novo. Antes cada luta contava com a atuação de três árbitros. Hoje estamos utilizando apenas um árbitro central, enquanto um segundo árbitro observa tudo pelas câmeras que gravam os movimentos e golpes dos atletas. Com esse recurso, temos a oportunidade de evitar possíveis erros de pontuação que possam ocorrer.”
A nova metodologia está sendo implantada por todas as Confederações “Todos nós como filiados da CBJ seguimos esse novo modelo que exige toda uma infraestrutura técnica para sua montagem e utilização, sendo composto por notebooks, televisores e placares eletrônicos, que foram cedidos da CBJ para a FJMS”, pontuou Marcos.
O torneio foi composto por quatro áreas de lutas simultâneas. Realizado pela FJMS, com o apoio da Fundação Municipal do Esporte (Funesp), Grupamento do Corpo de Bombeiros, Universidade Unigran e do vereador João Rocha.
Katia Tavares
DRT/MS 325