Jovens judocas conquistam 9 medalhas no 6º Festival Olímpico da Juventude
O judô foi o grande destaque do Brasil no 6º Festival Olímpico da Juventude, disputado na Austrália e que terminou neste domingo, dia 20 de janeiro. Representado por dez atletas, o esporte conquistou nada menos que nove medalhas, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze, o equivalente a 39% do total. O país somou 23 medalhas: oito ouros, nove pratas e seis bronzes.
“O desempenho dos judocas brasileiros mostra que uma nova safra de bons atletas está a caminho. E que os critérios de seleção do grupo, levando em consideração principalmente os resultados das Olimpíadas Escolares de 2012 foi acertado. Parabéns a todos os atletas que participaram dessa bela ótima campanha”, afirmou Kenji Saito, coordenador das seleções de base.
Os ouros do judô foram conquistados por Gabriela Clemente (48kg), Gratychewa Farias (63kg), Luanh Rodrigues (66kg), André Humberto (73kg) e Clóvis Braga Júnior (+81kg). Sabrina Araújo (52kg) e Ariel Alencar (60kg) ficaram com a prata e Anny Ribeiro (+63kg) e Conrado Oliveira (81kg) conquistaram o bronze.
“A maioria dos brasileiros nunca tinha lutado contra atletas de fora do continente. Mesmo assim, eles não sentiram a pressão de enfrentarem competidores com diferentes estilos de luta e chegaram a sete finais de dez possíveis. Tenho certeza que a experiência que eles adquiriram neste evento vai ajudá-los a evoluir ainda mais no esporte”, comentou o técnico Fúlvio Miyata que, ao lado de Andrea Berti, acompanhou os judocas brasileiros na Austrália.
Competindo nas mesmas instalações esportivas dos Jogos Olímpicos de Sidney 2000, a delegação brasileira foi representada na Austrália por 67 atletas em cinco esportes (atletismo, canoagem, judô, lutas associadas e natação). Destes, 52 competidores foram destaques nos Jogos Escolares da Juventude, promovidos pelo COB. Esta foi a primeira vez que o Brasil participou da competição, que reuniu cerca de 1700 jovens talentos de 30 países, competindo em 17 modalidades esportivas. O Festival Olímpico da Juventude da Austrália é um dos maiores eventos esportivos para jovens do mundo e contou com a presença dos melhores atletas da nova geração de países como os Estados Unidos, China, Grã Bretanha e a anfitriã Austrália.
“A experiência de competir em um evento internacional de grande porte foi extremamente válida para estes jovens atletas. A conquista de um número expressivo de medalhas, além de uma boa participação em diversas provas, nos faz considerar que a primeira participação brasileira neste evento foi um sucesso. Temos certeza, cada vez mais, de que os Jogos Escolares da Juventude, realizados pelo COB desde 2005, podem contribuir de maneira significativa para o crescimento do esporte brasileiro”, afirmou a Chefe da Missão Brasileira na Austrália, Christiane Paquelet.