COB apresenta projeto Vivência Olímpica
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 chegaram mais cedo para um grupo de jovens e promissores atletas. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou nesta segunda-feira, dia 18, 10 atletas entre os 16 jovens que participarão do Projeto Vivência Olímpica. O COB levará esses atletas para Londres durante os Jogos Olímpicos 2012, com o objetivo de antecipar a experiência olímpica deles, quebrando o gelo para 2016. Outros seis atletas serão anunciados até o início de julho, já que alguns ainda têm chances de classificação para os Jogos de Londres.
Alessandra Marchioro (natação), Felipe Wu (tiro), Flávia Gomes (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa) e Isaquias Queiros (canoagem) foram anunciados e estiveram presentes ao lançamento do projeto, na sede do COB. Andressa Mendes (saltos ornamentais), Martine Grael (vela), Rebeca Andrade (ginástica artística), Thiago Monteiro (tênis) e Vitor Gonçalves (vôlei de praia) também foram anunciados, mas não estiveram presentes por estarem em viagem para treinos e competições.
“O COB já está trabalhando há alguns anos na preparação da geração que vai competir nos Jogos Olímpicos de 2016. Com a ação de levar alguns atletas para vivenciarem o ambiente olímpico, nós pretendemos quebrar a ansiedade natural que antecede uma competição como esta. Poucos países no mundo fazem uma ação como esta. Com a Rio 2016, resolvemos antecipar esta vivência”, explicou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.
Para selecionar os atletas, o COB, em conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas, identificou jovens com histórico de resultados nas categorias de base, em alguns casos já na categoria adulta, e com potencial de evolução até os Jogos Olímpicos Rio 2016. O projeto é voltado apenas para atletas de modalidades individuais ou em dupla. O desempenho dos atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, campeonatos e ranking mundiais foram os principais critérios de escolha.
“Queremos que eles sintam o clima de uma estreia olímpica quatro anos antes dos Jogos do Rio, ainda sem a responsabilidade e pressão por resultados. Assim, eles terão mais vontade de ir aos Jogos, com mais conhecimento de tudo o que cerca uma participação no maior evento esportivo do mundo. Queremos que estes atletas entendam desde cedo o que é o mundo olímpico”, explicou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.
Em Londres, os atletas serão divididos em três grupos. A rotina deles incluirá treinamento, quando possível, ou acompanhamento dos treinos de sua modalidade, assistir às competições de sua modalidade, conhecer a Vila Olímpica, visitar a Casa Brasil, entrar em contato com a imprensa. Enfim, tudo o que possa ser antecipado em termos de vivência em uma edição de Jogos Olímpicos. Atletas de judô e vôlei de praia, por exemplo, podem ser utilizados como sparrings – estes ficarão mais tempo. Todos ficarão alojados no Centro Esportivo Crystal Palace, base exclusiva de treinamento do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012. O projeto será liderado por Soraya Carvalho, ginasta olímpica em Atlanta 1996, com experiência em formação e qualificação no esporte. Atualmente, Soraya é gestora de cursos e programas do Instituto Olímpico Brasileiro. Soraya também integrou a Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010.
O Projeto Vivência Olímpica é uma ação do Programa Geração Rio16, que está sendo desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro tendo como meta os Jogos Olímpicos Rio 2016.