Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

BRASIL FATURA 1 OURO E 2 BRONZES NO MUNDIAL SUB 17

11/08/2011

Ouro e dois bronzes para o Brasil no primeiro dia do Mundial Sub 17
imprimir Por Assessoria de Imprensa

O Brasil estreou com pé direito no Campeonato Mundial Sub 17 de judô, em Kiev, na Ucrânia. Nesta quinta-feira (11), primeiro dia de competição, 100% dos judocas brasileiros que entraram no tatame subiram no pódio. Tawany Silva (40kg) foi ouro, enquanto Nathália Mercadante (44kg) e Felipe Almeida (50kg) foram bronze.

Nesta sexta-feira lutam o Mundial Sub 17 Adrielle Sena (52kg), Alexia Castilhos (52kg), Bruno Martins (60kg), Luis Nogueira (66kg) e Breno Alessi (66kg).

Tawany Silva conquistou o ouro de maneira arrebatadora. Em apenas 20 segundos a judoca venceu por ippon a romena Rut Saron Barna. Antes, a brasileira passou por Marion Huber (ITA – vitória por yuko), Ivanna Stytsun (UKR – vitória por ippon) e Anastasiya Hatoukina (BLR – yuko).

“Sabia que tinha chance, mas confesso que ainda não caiu a ficha de ser campeã mundial. Quando eu joguei a romena, o árbitro centra deu wazari, mas depois vi os laterais corrigindo e ele confirmou o ippon. A emoção é muito grande”, diz Tawany Silva, que acredita que o resultado positivo do primeiro dia do Mundial pode ajudar os demais atletas no decorrer da competição.”Tira o peso dos demais atletas e também mostra para todos eles que se acreditar é possível ser campeão mundial”.

Nathália Mercadante superou quatro adversárias para ser medalhista de bronze em Kiev. Nathália estreou com vitória sobre a russa Daria Bobrikova por wazari, na sequência bateu Vera Huseynova, do Turcomenistão, por ippon. Nas quartas-de-final venceu por wazari Anfisa Kapayeva, da Bielorussia. Na semifinal, a brasileira perdeu por ippon para a japonesa Misa Matsuo e bateu na disputa do bronze a inglesa Hayley Willis, por yuko.

“Uma medalha em mundial não é para qualquer um. Treinei muito para chegar bem aqui em Kiev e conseguir subir no pódio. Este era o meu maior objetivo nesta temporada e estou muito feliz”, afirma Nathália, que em 2012 mudará de categoria de peso e de idade. “Vou subir para o 48kg já no primeiro ano de Sub 20. Esta medalha me dá mais moral para estes novos desafios”.

Felipe Almeida mora em Brás de Pina, um bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, e já pensa no desdobramento que a medalha de bronze num mundial pode trazer para a sua carreira e clube.

“Sou de uma academia pequena, o Judô Clube do Rio de Janeiro, e acredito que esta medalha de bronze vai ser muito importante para todos nós. Vai mostrar que é possível conquistar um lugar de destaque num mundial mesmo contando com uma estrutura menor”, conta Felipe, que já tem o presente para o pai. “Ele faz aniversário no dia seguinte da minha chegada no Brasil e não imagino o quanto ele ficará feliz”.

Resultados completos do primeiro dia do Mundial Sub 17

50 kg:
1. Ryuju Nagayama, JPN
2. Elios Manzi, ITA
3. Felipe Almeida, BRA
3. Sadikh Maharramov, AZE
5. Bogdan Iadov, UKR
5. Zhaksylyk Mussurmanov, KAZ
7. Munkhchuluun Bikegdemberel, MGL
7. Mirsadi Ganjali, AZE

55 kg:
1. Pavlo Skopnenko, UKR
2. Ming Yen Tsai, TPE
3. Yerlan Serikzhanov, KAZ
3. Shapi Surakatov, RUS
5. Tatsuhiro Hiranabe, JPN
5. Iskandar Talishinskiy, AZE
7. Yerbolat Omarkul, KAZ
7. Elbrus Zamanov, AZE

40 kg:
1. Tawany Silva, BRA
2. Rut Saron Barna, ROU
3. Evelyne Audiens, BEL
3. Ana Budescu, MDA
5. Marion Huber, ITA
5. Kamshat Karassaikyzy, KAZ
7. Flora Gennevee, FRA
7. Ivanna Stytsun, UKR

44 kg:
1. Irina Dolgova, RUS
2. Misa Matsuo, JPN
3. Nathalia Mercadante, BRA
3. Sara Maria Romano, ITA
5. Evi Vermandere, BEL
5. Hayley Willis, GBR
7. Cristina Budescu, MDA
7. Anfisa Kapayeva, BLR

Programação do Mundial Sub 17

12/8 – Categorias 48kg, 52kg, 60kg e 66kg
13/8 – Categorias 73kg, 81kg, 57kg e 63kg
14/8 – Categorias 70kg, +70kg, 90kg e +90kg

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *