Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

CBJ incia primeiro curso de padronização do Nague No Kata

CBJ incia primeiro curso de padronização do Nague No Kata – 17/09/2010

A Confederação Brasileira de Judô deu início nesta sexta-feira, em sua sede no Rio de Janeiro, ao primeiro curso de padronização do Nague No Kata, com os multicampeões Rioiti Uchida e Luis Alberto dos Santos. O evento foi idealizado pelo presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, em reunião há dois meses com os dois judocas.

Serão três dias de curso, com explanação sobre o kata, movimentação, Te Waza, Koshi Waza, Ashi Waza, Ma Sutemi Waza, Yoko Sutemi Waza, além de apresentações de vídeos.

O vice-presidente da CBJ, Marcelo França, fez a abertura oficial do curso e ressaltou a importância que a entidade dá ao kata.

“É um prova de que a CBJ dá atenção a todas as áreas que envolvem o judô, como o alto rendimento, a base e o kata. É uma preocupação da CBJ também com o contexto filosófico do judô. Durante mais de uma década os professores Luis Alberto e Rioiti Uchida se destacaram internacionalmente e colecionam dezenas de títulos. São, sem dúvida, uma das maiores referências no kata mundial”, diz Marcelo.

Para Luis Alberto, é chegada a hora de transmitir o conhecimento e experiência adquiridos durante anos no kata. Além de padronizar a modalidade

“Não existem diversas formas de prática do kata, apenas uma e é esta formatação que vamos buscar com este curso. Queremos que cada participante retorne no domingo aos seu estado com a certeza de que houve troca de conhecimento”, afirma Luis Alberto, que ao lado de Rioiti foi 26 vezes campeão mundial pela World Masters, sete vezes campeão Pan-Americano e ouro nos Jogos Sul-Americanos 2010.

Participam do inédito curso Lúcio Mendonça (AM), Francisco Pinto (BA), Elpson Carvalho (CE), Edson Schultz (DF), Walcleydi Florencio (ES), Wesley Luiz (GO), Paulo Mota (MA), Ulrich Grabert (MT), Reginaldo Arruda (MS), Gleyson Alves (MG), Mauro Carvalho (PA), Murilo Dourado (PB), Washington Donimai (PR), Marcelo Silva (PE), Aristófanes Sousa (PI), José de Almeira Sousa (RJ), José Eudes Monteiro (RN), Eliane Pintanel (RS), Márcio Gomes (RO), Paulo Cezar Ferreira (RR), Icracir Rosa (SC), José Oliveira (SE) e Celso Araújo (TO). E como acompanhantes indicados pelas federações: Luis Fernando Leal (BA), Antônio Costa (MG), Edson Gondim (PE), Gilberto Cheble (RJ) e Ricardo Borges (RS).

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas