Seleção Paraolímpica de Judô viaja para Mundial na Turquia
Extraído de: Nominuto.com Março 20, 2010 Notícias RSS Digg
——————————————————————————–
Do Rio Grande do Norte foram convocacdos Alexandre Magno e Halisson Boto, mais o técnico Tibério Marimbondo.
De Mato Grosso do Sul foram convocados Victória Almeida, a caçula da Delegação e Andréia Canteiro.
Depois de quase 40 dias de treinos específicos visando à competição, a seleção brasileira paraolímpica de judô embarca neste domingo (21) para Turquia, onde disputará o Mundial, de 25 a 28 de março. A equipe viaja com 13 atletas, entre eles os potiguares Alexandre Magno e Halyson Boto; e quatro medalhistas paraolímpicos, e uma aposta forte nas mulheres, com destaque para Karla Ferreira (prata em Atenas e Pequim), Daniele Bernardes Silva (bronze em Atenas e Pequim) e Deanne Silva de Almeida (prata em Pequim). No masculino, o grande nome é Antônio Tenório, tetracampeão paraolímpico e único do grupo a já ter conquistado um título em Mundiais Paraolímpicos de Judô, em 2006.
A competição já conta pontos para o ranking que definirá os participantes das Paraolimpíadas de Londres. Além do Mundial, os judocas terão ainda os Jogos ParaPanamericanos e os Jogos Mundiais da IBSA, ambos em 2011, para somar pontos. Com o patrocínio da Infraero, pela primeira vez foi possível fazer períodos mais longos de treinamento, o que aumentou a confiança da comissão técnica para a competição.
A equipe esteve reunida por 20 dias em janeiro e por mais 15 dias agora, sempre em São Paulo e treinando junto com atletas do Projeto Futuro e até da Seleção Brasileira convencional. Antes, os treinos eram quase sempre em períodos curtos, de apenas uma semana.
Foi possível fazer um trabalho muito melhor, com tempo para recuperar os atletas e acredito que vamos chegar muito fortes. No feminino, temos chances de brigar por medalhas em todas as categorias. Nunca chegamos tão bem preparados a uma competição, garante Jaime Bragança, coordenador técnico da equipe.
Além das medalhistas paraolímpicas, a equipe feminina conta com Andréa Matos Canteiro, Lúcia da Silva Teixeira e a caçula Victoria Santos de Almeida e Silva, que completou 17 anos em fevereiro e encara sua primeira grande competição adulta, depis de ter conquistado a prata nos Jogos Mundiais juvenil para deficientes Visuais e do ParaPan juvenil, ambos no ano passado.
Eis os convocados:
Judocas
Alexandre Magno Ferreira da Silva (Natal-RN/ categoria Pesado)
Andréia Matos Canteiro (Campo Grande-MS/ Meio Leve)
Antônio Tenório da Silva (São José do Rio Preto-SP/ Meio Pesado)
Daniele Bernardes da Silva (São Paulo -SP/ Meio Médio)
Deanne Silva de Almeida (Belo Horizonte-MG/ Pesado)
Dênis Aparecido Rosa (São Paulo -SP/ Meio Médio)
Halyson Oliveira Boto (Natal-RN/ Meio Leve)
Karla Ferreira Cardoso (Rio de Janeiro-RJ/ Ligeiro)
Lucia da Silva Teixeira (São Paulo -SP/ Leve)
Magno Marques Gomes (Mogi das Cruzes-SP/ Leve)
Roberto Julian Santos da Silva (Rio de Janeiro-RJ/ Médio)
Rogério Campos dos Santos (Mogi das Cruzes-SP/ Ligeiro)
Victória Santos de Almeida e Silva (Campo Grande-MS/ Médio)
Comissão Técnica
Jaime Roberto Bragança Coordenador da Modalidade (São Paulo -SP)
Alexandre de Almeida Garcia Técnico (São Paulo -SP)
Tibério Marimbondo do Nascimento Aux. Técnico (Natal-RN)
Autor: Por Rogério Torquato , com dados do CPB