Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

ESTRATEGISMO NO ALTO NÍVEL- Vale a pena conferir a matéria

O estrategismo é a parte destinada a filmagem, análise tática, estatística e observação do comportamento técnico e motor dos atletas adversários e dos próprios judocas da seleção brasileira. Este trabalho requer um conhecimento na área da Tecnologia da Informação para o gerenciamento do conhecimento adquirido. O setor atua diretamente com a comissão técnica em diferentes prismas, mas fundamentalmente com os técnicos e atletas que são os grandes protagonistas de todos os dados gerados, antes, durante e após a competição.

Os dados que são coletados e analisados do ponto de vista científico recebem o toque dos técnicos que administram estes conteúdos com todo o conhecimento que possuem, ajustando a estratégia para o perfil de cada atleta. Estes dados se transformam em informação que com o tratamento estatístico se tornam conhecimento.

O estrategismo auxilia como um instrumento de suporte na configuração do planejamento de treino; na estratégia de confronto (conhecer o outro e conhecer a si próprio, evitando efeitos surpresas e pontos de vulnerabilidade); e na capacidade de gestão do sistema de espionagem esportiva. Este detalhe no campo do esporte de alto rendimento vem a somar como mais um recurso no campo do Scout-Estratégico que auxilia a caminhada do atleta na longa trajetória para a vitória.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *