Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

ABERTURA DAS OLIMPIADAS ESCOLARES 2009 ACONTECE EM LONDRINA-PR

Londrina – A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2009, para atletas de 15 a 17 anos, emocionou a todos no Ginásio Moringão, na tarde desta quinta-feira, dia 5, em Londrina. O ponto alto da festa aconteceu quando os alunos atletas dos 26 estados brasileiros que participam da competição, atletas olímpicos e astros da nova geração de atores da TV brasileira, abraçaram lado a lado a bandeira dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Um sonho agora mais próximo.

Entre as autoridades, estiveram na solenidade a coordenadora geral de Projetos e Ações Especiais do Ministério do Esporte, Daniele Gruneich; o prefeito de Londrina, Barbosa Neto; a secretária de Estado de Educação, Yvelise Freitas de Souza; o presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha da Rocha; além do diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner.

“O empenho das prefeituras das cidades de Maringá e Londrina e do Governo do Estado do Paraná foi fundamental para a realização do evento. E, em nome do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), desejo boa sorte a todos”, agradeceu Edgar Hubner.

A presença de ídolos do esporte provocou grande emoção. Ícones como Gustavo Borges, Sebastian Cuattrin, Hugo Hoyama, Léo Bortolini, Dayane Camillo, Daniele Hypólito e Natália Falavigna, que teve a honra de acender a pira olímpica, momento de comoveu a todos os presentes no ginásio.

Além dos atletas e das autoridades, dois atores da TV Globo, protagonistas da novela Malhação, Daniel Dalcin e Bianca Bin, arrancaram aplausos calorosos do público presente à cerimônia. “Só vocês sabem da disciplina que os atletas devem ter para alcançar os seus objetivos. Espero que todos façam o seu melhor”, disse Daniel, que pratica natação e é fã de Gustavo Borges, detentor de quatro medalhas olímpicas. O astro ainda deu uma de tiete e só sossegou quando conseguiu tirar uma foto ao lado do ídolo.

“O Paraná está de braços abertos para receber todos vocês. É uma satisfação muito grande e uma honra fazer essa integração”, afirmou Yvelise Freitas de Souza.

O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, declarou aberta a competição na cidade após ler a redação do aluno Dalmo Guilherme Correia, da Escola Municipal Rural Professora Aracy Soares dos Santos, que participou do Concurso Esporte e Literatura promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2009, conquistando o segundo lugar. Dalmo recebeu ainda um diploma assinado pelo presidente do COI, Jacques Rogge, e pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Árbitra nacional de handebol, e professora de educação física, Daynes Grasiele Keller realizou o juramento dos árbitros, enquanto o atleta de basquete do Colégio Portinari de Londrina, Guilherme Zanluchi da Silva fez o juramento dos atletas.

Após o desfile das delegações e do abraço à bandeira dos Jogos Olímpicos Rio-2016, o público foi agraciado com diversas apresentações artísticas. Começando pelo Taicô, uma espécie de bateria típica japonesa, do grupo Ishin Ladies. A equipe da Associação Londrinense de Ginástica Artística e a equipe da Universidade Norte do Paraná (Unopar) se apresentaram na sequência para encerrar as festividades.

A Cerimônia de Abertura de Maringá, a outra sede do evento, aconteceu na manhã desta quinta-feira. Esta é a primeira vez que duas cidades dividem a organização do evento, que soma um total de 4.100 inscritos, recorde absoluto na história das Olimpíadas Escolares.

A partir desta sexta-feira, dia 6 de novembro, terão início as competições. Em Maringá; futsal, judô e o xadrez. Handebol e natação abrem o calendário em Londrina.

As Olimpíadas Escolares 2009, de 15 a 17 anos, são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com o apoio das Prefeituras de Maringá e Londrina e o Governo do Estado do Paraná.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *