Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

JUDÔ ESPORTIVO

JUDÔ ESPORTIVO
INFLUÊNCIAS E BENEFÍCIOS AO LONGO DA VIDA
Fundador do judô
Jigoro Kano nasceu em 28 de outubro de 1860 em Mikage, distrito de Hiogo no
Japão, começou a praticar o Jju Jitsu aos 18 anos com o propósito de melhorar a sua forma física
pois era de estatura pequena e muito frágil, media 1,50m e pesava 50 kg,em maio de 1882 fundou
a kodokan,faleceu em 1938 a bordo do navio Hikawa Maru.
O professor Jigoro Kano , graduado em Filosofia pela universidade Imperial de
Tóquio,foi professor universitário, vice presidente e reitor do colégio de nobres, adido do
ministro da casa imperial, conselheiro do ministro da educação nacional, diretor da escola normal
superior e ainda secretário da educação nacional, professor honorário da escola normal superior
de Tóquio e conselheiro do gabinete japonês de educação física.
Seu nome foi perpetuado como educador e esportista, sendo considerado o Pai da
Educação Física do Japão (Virgílio 1986)
Origem do Judô
Jigoro Kano foi um verdadeiro estudioso do jiu jitsu e começou a pratica-lo com
propósito de superar sua fraqueza física , aprofundou seus conhecimentos, selecionou e
classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de jiu jitsu e estabeleceu normas a fim de
tornar o aprendizado mais fácil e racional,idealizou regras para um confronto esportivo.
Com o intuito de diferenciar este novo sistema de luta, Jigoro Kano deu o nome
de judô que quer dizer caminho da suavidade, este novo método de jujitsu ficou conhecido como
Judô kodokan e procurou justificar com fundamentação filosófica tendo como princípio o
Seiryokuzenyo(melhor uso da energia ) e Jitakyoei (Amizade e prospoperidade mútua),
oportunizando a prática de atividade fisica voltada para o aperfeicoamento moral,sustentado
pelos princípios filosóficos e exaltação do caracter ,proporcionando o fortalecimento do espiríto
de seus praticantes.
Judô caminho da Suavidade
A prática do judô contribui para a formação física ,intelectual e molda o caracter
de seus praticantes ,uma vez que suas práticas baseiam-se em aspectos físicos e filosóficos
próprios da modalidade.
A modalidade valoriza o respeito e o culto a verdade,atitudes de comportamento
dentro e fora do tatame, preconiza a disciplina,obediência as regras e proporciona a seus
praticantes o crescimento e desenvolvimento não apenas físico mas também do intelecto
contribuindo na formação do caráter , colaborando para a melhoria nas relações pessoais e
convívio em sociedade.
Segundo Prof. Mateus Sugizaki- Todo judoca,introduzindo no seu íntimo os
completos ensinamentos do judô, tem a sua “forma de viver”diferente,seja pela auto-confiança
que transpira em sua alma,seja pelo respeito que dispensa às pessoas ,seja pela certeza de estar
num mundo melhor.
Bases filosóficas do judo
Para ser um bom judoca , o praticante deve entender que os ensinamentos do
judô( caminho da suavidade ),devem ser aprendidos e compreendidos para aceitar os fatores que
facilitam e dificultam nossas vidas.
Ceder para Vencer,é aprender a respeitar o direito do outro com a mesma
sinceridade que o judoca reverencia ao se fazer o Rei.
Aprender a ser humilde,da mesma forma que se aprende a fazer Ukemi,cair para se
levantar,não vangloriar-se das vitórias pois o vencedor de hoje pode ser derrotado amanha.
Ser perceverante da mesma forma que se faz os Utikomi para aperfeiçoar as
técnicas, ser firme em sua tomadas de decisões assumindo suas responsabilidades com justiça e
honestidade.
Estas bases filosóficas aplicadas no Judô ,torna a modalidade não apenas um
esporte competitivo,ou uma arma de defesa pessoal,mas uma forma de viver saudavel ,educativa
e formativa .
Benefícios da prática do Judô
o O Judô além de contribuir com a formação moral,intelectual,e física,pode agregar
valores essenciais na formação de um repertório de movimentos corporais
fundamentais para a pratica de outras modalidades.
o As aulas de judô são realizadas em tres fases: Aquecimento corporal, Utikomi,e
Randori.
o São realizadas atividades de manipulação do judogui e da faixa através
de:pegadasD/E,puxadas,empurrar,desequilibrar,equilibrar
o Atividades de locomoção como andar,correr,saltar,rastejar,rolar,imitações de
animais ,objetos,etc.
o Execução de movimentos unilaterais como: pular num pé só,uso de um braço de
cada vez,uma das mãos
o Estimula a postura adequada ao sentar para a execução do rei, zarei,etiquetas
próprias da modalidade,dos shintai e dos shisei.
o Deslocamentos para frente,para trás,giros,rolamentos dos ukemis
o Desenvolve noção espaço ao praticar os utikomi,randori e shiai
o Desenvolve a socialização,respeito as regras, através das brincadeiras e
competições.
o Estimula a cooperação para os exercícos das técnicas em duplas , trio,etc .
Quando começar ?
o Em função da modalidade ser um esporte que prime pela formação da
educação,respeito e disciplina os pais tem colocado seus filhos para a prática
como forma de complementação da educação familiar muito precocemente,por
volta dos quatro anos de idade.
o O ideal é por volta dos 05 ou 06 anos,quando a criança esta com a formação
corporal mais equilibrada e desenvolvida para atividades motoras apropriadas
para serem estimuladas adequadamente.
o Deve-se sempre levar em consideração a evolução motora da faixa etária para que
as respostas sejam adequadas ao estimulo proposto.
o Miranda(2004),menciona que o judô é um instrumento eficaz para o auxilio no
desenvolvimento motor,mental e emocional durante a infância,desde que se utilize
a didática lúdica,recreativa e se possa adaptar o judô para as capacidades de
maturação da criança,sejam em treinamento como em competições.
o As aulas de judô para crianças devem ter atividades divertidas ,alegres,onde as
crianças sintam prazer em pratica-las,e nesta fase deve ser trabalhada de forma
gradativa,lúdica,sem cobrança de desempenho ou resultados,o importante é o
prazer em frequentar as aulas .
Competição infantil
o As competições para crianças devem ser realizadas de forma que a participação é
fundamental ,para que elas possam aprender que o importante não é apenas
vencer mas perceber que houve uma evolução em seu aprendizado da modalidade
e respeito ao seu oponente.
o O tempo de luta deve ser adaptado e a premiação deve ser para todos no sentido de
promover a participação como um aprendizado ,uma vez que a própria modalidade
exige que haja o combate,porem sem pressão psicológica de pais, técnicos e
treinadores.
o Pais e treinadores devem estar esclarecido que em uma competição infantil , a
criança acaba sentindo-se responsável em vencer para felicidade de seus pais e
técnicos ,e isto pode causar uma frustração se não houver a intervenção
psicológica de pais e técnicos.
o É importante neste processo a presença dos pais e técnicos dando total apoio,
pois eles são a referência e a proteção nos momentos de desolação.
o As competições infantis tem seu lado bom e as crianças gostam,mas é importante
que elas sejam premiadas com a valorização de sua coragem em encarar desafios
que no futuro serão benéficos para convivência no mundo dos adultos.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
• CARVALHO,JHONNY JOSE AJALA.INICIAÇÃO AO JUDÕ UMA PROPOSTA
DE ENSINO NAS FAIXAS ETÁRIA DE 05 A 12 ANOS.CAMPO
GRANDE,2001.MONOGRAFIA TRABALHO DE GRADUAÇÃO PARA PÓS
GRADUAÇÃO EM MOTRICIDADE HUMANA UFMS.
• VIRGILIO,S. A ARTE DO JUDÕ – CAMPINAS: PAPIRUS,1986
• CRUZ,GIOVANI.A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA DO JUDÕ NA FORMAÇÃO
ATITUDINAL DAS CRIANÇAS E SEUS REFLEXO NO CONTEXTO
ESCOLAR.2004
• SHINOHARA,MASSAO. MANUAL DE JUDÔ. SÃO PAULO : 2000
• MIRANDA,M.L . A INICIAÇÃO NO JUDÔ : RELAÇÃO COM O
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. SÃO PAULO. UNIVERSIDADE
PAULISTA,2004.
• SUGISAKI,MATHEUS – MANUAL DE JUDÔ,1986

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