O Comitê Olímpico Brasileiro lançou um site exclusivo para as Olimpíadas Escolares, que começam nesta quinta-feira em Poços de Caldas (MG). No SITE www.olimpiadasescolares.com.br/home/home.asp pode-se ter acesso a todo tipo de informação do evento.
Olimpíadas Escolares 2009 terão 3.500 participantes, sendo 3.000 atletas, de 900 escolas públicas e privadas do país, um novo recorde do maior evento estudantil do país. Esta é a quarta vez que a cidade mineira, que no Prêmio Brasil Olímpico 2008 ganhou o Troféu Esporte e Juventude do Comitê Olímpico Internacional (COI), recebe o evento (2006, 2007, 2008, 2009). Vinte e quatro delegações (de 23 estados e a da cidade sede) estarão representadas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Os estados do Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul e Roraima não participam da edição de 2009.
Além das disputas por medalhas, as Olimpíadas Escolares 2009 terão uma programação educativa paralela às Competições. Estão agendadas visitas a escolas públicas e privadas da região, onde os alunos assistirão a palestras, vídeos e teatro de bonecos, entre outras atividades. Atrações de sucesso nas edições anteriores, a biblioteca itinerante com contadores de história e o xadrez gigante estão confirmados.
“O projeto das Olimpíadas Escolares continua a estabelecer recordes a cada edição, o que comprova a força do esporte escolar em todo o Brasil. Os números expressivos dessa primeira edição no novo Ciclo são indiscutíveis. Os 3.500 participantes desta etapa estarão alojados em 22 hotéis. Já os 3.000 atletas disputarão seus torneios em 16 instalações esportivas, entre elas a Pista Municipal de Atletismo de Poços de Caldas, recém construída, um dos legados do evento para a região”, conta Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares 2009. “É sempre um prazer voltar a Poços de Caldas, que percebeu a importância do esporte na formação de crianças e jovens. Mais que o legado das instalações construídas e reformadas para o evento, o mais importante é perceber incorporado à rotina da cidade os ideais de inclusão social através do esporte”, completa Hubner.