BRASIL COMEÇA TEMPORADA 2009 COM PARTICIPAÇÃO NO GRAND SLAM DE PARIS
País será representado por quatro atletas na competição nos dias 7 e 8 de fevereiro
O sonho olímpico de Londres 2012 já começou para o Brasil. Quatro atletas foram convocados para disputar o primeiro Grand Slam da temporada, nos dias 7 e 8 de fevereiro. O tradicional Torneio de Paris, que este ano dará 300 pontos ao campeão no ranking mundial mais um prêmio em dinheiro de US$ 5 mil ao vencedor, terá a participação de Luciano Correa (-100kg), Sarah Menezes (-48kg), Ketleyn Quadros (-57kg) e Camila Minakawa (-63kg). Da França Luciano segue para a Copa do Mundo de Budapeste, no final de semana seguinte, enquanto o trio feminino vai para a Copa do Mundo da Áustria. A pontuação de Copa do Mundo é de 100 pontos ao primeiro colocado.
“A convocação da primeira equipe que vai representar o Brasil internacionalmente nesta temporada levou em conta os resultados recentes destes atletas. Infelizmente a equipe não pôde ser maior devido ao estágio de recuperação de alguns atletas, vetados pelo departamento médico da CBJ”, explica o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.
Todos os atletas foram medalhistas internacionais em 2008: Luciano Correa foi bronze na Copa Jigoro Kano, Ketleyn Quadros conquistou o bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008 e Sarah Menezes e Camila Minakawa subiram ao pódio no Mundial Júnior da Tailândia: Sarah foi campeã e Camila ficou como bronze.
Pelo planejamento da CBJ, a próxima etapa de viagens ao exterior será em março, com o Campeonato Pan-Americano em El Salvador e, em maio, com o Grand Slam de Moscou e o Grand Prix de Miami.