Prêmio Brasil Olímpico 2008 amplia homenagem aos treinadores brasileiros
Fonte: COB
Além das tradicionais homenagens ao Melhor Atleta do Ano, masculino e feminino, e aos os melhores atletas em 43 modalidades, a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2008 trará algumas novidades em relação às edições anteriores da maior festa do esporte brasileiro. Chegando à sua décima edição, a festa organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro desde 1999 ampliará as homenagens aos técnicos que contribuem para o desenvolvimento do esporte nacional. Desta vez, serão premiados o melhor técnico em esportes individuais, o melhor em esportes coletivos e o melhor técnico paraolímpico. O Prêmio Brasil Olímpico 2008 será realizado no Teatro do MAM (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), no dia 16 de dezembro.
Até a edição do ano passado, a cerimônia do COB concedia um prêmio para o melhor treinador da temporada. Em 2007, o prêmio foi concedido ao técnico da seleção masculina de judô, Luiz Shinohara. “Nada mais justo do que aumentar as homenagens àqueles que trabalham intensamente para a evolução do esporte brasileiro e muitas vezes não recebem o merecido destaque. Com o crescimento do esporte nacional, percebemos a necessidade de aumentar a premiação para esportes individuais e coletivos, além de homenagear também o melhor treinador paraolímpico do ano”, explicou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Além dos prêmios para os melhores atletas do ano, os melhores atletas por modalidade, os melhores técnicos do ano, o Prêmio Brasil Olímpico 2008 homenageará também o melhor atleta paraolímpico do ano, categoria masculino e feminino, os melhores atletas das Olimpíadas Escolares Universitárias, além de conceder o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, oferecido a ex-atletas que simbolizem os legados de Adhemar, o primeiro bicampeão olímpico do Brasil.
A escolha dos melhores atletas do ano será feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos, atletas, ex-atletas e personalidades do esporte, com base em uma lista tríplice encaminhada ao COB por cada Confederação Brasileira Olímpica. Este mesmo colégio eleitoral escolherá o melhor atleta em cada uma das 43 modalidades em disputa. A votação final que apontará o Melhor Atleta do Ano será realizada via Internet, por intermédio do site do COB, a partir do dia 22 de novembro. A votação popular irá até o dia 15 de dezembro, um dia antes da cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2008.