Para o judô, novo ciclo olímpico começa neste sábado
Para o judô brasileiro, os Jogos Olímpicos de Londres 2012 começam neste fim de semana (1 e 2/11) em Vitória, no Espírito Santo. Oitenta e dois judocas disputam o primeiro processo seletivo que dará forma à seleção nacional. O evento tem início às 10h nos dois dias de disputa no ginásio Jones dos Santos Neves. Atletas de destaque como a campeã mundial júnior Rafaela Lopes (-57kg), Daniel Hernandes (+100kg), Giullia Penalber (-52kg), Camila Minakawa (-63kg – bronze no Mundial Júnior), Charles Chibana (-60kg) e o medalhista olímpico Carlos Honorato (-100kg) estão confirmados na competição.
“Estou treinado e me sentindo bem para competir esta seletiva. Passei toda a temporada lutando no meio-pesado e estou confortável nesta nova categoria”, diz Carlos Honorato, prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000, e que faz sua estréia em seletivas competindo entre os atletas até 100kg.
Campeã mundial há uma semana na Tailândia, Rafaela Lopes garante que já virou a página do título e que está focada neste novo desafio.
“O título mundial é uma conquista de muitas pessoas, não só minha. Mas agora estou focada na seletiva e espero conquistar a vaga”, diz a judoca, que é atleta do Instituto Reação, ONG criada há oito anos pelo medalhista olímpico Flávio Canto.
No sábado (1/11) serão realizadas as categorias ligeiro (-48kg feminino e -60kg masculino), meio leve (-52kg feminino e -66kg masculino), leve (-57kg feminino e -73kg masculino) e meio médio (-63kg feminino e -81kg masculino). Já no domingo, a disputa será entre os atletas dos pesos médio (-70kg feminino e -90kg masculino), meio pesado (-78kg feminino e -100kg masculino) e pesado (+78kg feminino e +100kg masculino).