O judô fará pequenas mudanças em suas regras centenárias. Durante o Campeonato Mundial Júnior, que acontece a partir do dia 23 na Tailândia, o Comitê Executivo da FIJ vai observar o resultado de três novas sugestões: o uso do combate direto (sem mate), o fim do koka (pontuação mais baixa do judô) e o Golden Score com três minutos ao contrário dos cinco da regra atual. Além disso, os atletas competirão num novo formato de chave, com repescagem a partir das quartas-de-final e não mais das semifinais.
“Não existe melhor laboratório no mundo para testarmos essas novas regras do que o Mundial Junior”, diz o presidente da FIJ, Sr. Marius Vizer.
O diretor de arbitragem da FIJ, Sr, Juan Barcos, explica a razão desta experiências.
“Tudo o que queremos é manter o espírito do judô”.
Porem, nenhuma decisão será tomada sem ouvir a família da modalidade.
“Depois do evento nos vamos colher a opinião dos atletas, técnicos, árbitros e oficiais para ver se as mudanças são boas ou não e a partir daí tomar nossa decisão antes do começo da temporada 2009”, explica Barcos. “É apenas um teste e queremos o feedback deles para tomar uma decisão.
Sr. Barcos também lembrou que os árbitros continuaram a penalizar o kumikata, a excesso de postura defensiva e falso ataque.
“Este assunto foi destaque no congresso técnico dos Jogos Olímpicos de Pequim e os árbitros vão seguir atuando da mesma forma”.