COB inicia distribuição dos uniformes para o Pan 2007
Fonte: COB
Os atletas brasileiros classificados para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 começam a entrar no clima para a competição mais importante das Américas. Faltando um mês para o inicio do RIO 2007, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) organiza e distribui para toda a delegação brasileira as malas com os uniformes que serão utilizados no evento. Os itens estão reunidos no depósito do COB, na Zona Norte do Rio de Janeiro, antes de serem enviados para os atletas e demais integrantes da delegação. A primeira equipe a receber o kit é a de natação, nesta quarta-feira, dia 13, por intermédio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. As malas contêm uniformes fornecidos pela Olympikus, patrocinadora oficial do COB, além de um boneco do Cauê, mascote dos Jogos Pan-americanos, uma carta de boas vindas do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman e a letra do Hino Nacional Brasileiro. A delegação será composta por 935 integrantes, sendo 678 atletas.
O processo de envio dos uniformes para os componentes da delegação brasileira envolve uma logística complexa, já que o kit é preparado de acordo com características especificas de cada integrante da delegação. Além disso, cada modalidade possui materiais próprios, o que requer bastante cuidado no momento da preparação. “Toda a logística é baseada na estratégia e no planejamento do COB para oferecer as melhores condições aos atletas. Essa é a maior delegação brasileira da historia de eventos esportivos e toda a logística de preparação dos kits é muito complicada”, explicou Marcus Vinicius Freire, chefe da Missão Brasileira. “Em relação aos uniformes, estou muito satisfeito. Por sermos donos da casa, temos a obrigação de estarmos bem vestidos e os uniformes da Olympikus cumprem muito bem esse papel”, comentou Marcus Vinicius.
A Olympikus produziu em torno de 70 mil peças, entre roupas e calçados de Vila, treino, competição e pódio para atender os cerca de 900 membros da delegação brasileira. Todos os uniformes foram testados e aprovados pelas Confederações. Foram produzidos 130 modelos diferentes da coleção. Além do kit padrão, cada modalidade receberá um kit com utensílios específicos, que serão enviados aos Chefes de Equipe e redistribuídos aos atletas, de acordo com a prova que ele disputará. Com o objetivo de oferecer a melhor infra-estrutura para atender os atletas brasileiros durante os Jogos, será montado na Vila Pan-americana o Espaço Olympikus. Será uma área de 225m² com costureiras à disposição para fazer qualquer ajuste necessário nos uniformes, bem como trocas de tamanhos de materiais.
O material da delegação brasileira em números:
Material de Vila, pódio e treino – 58.200 peças
Material de competição – 7.500
Calçados – 4.500 pares (3.000 tênis e 1.500 sandálias)
Meias – 6.000 pares
Mochilas – 1.200
Malas de viagem – 1.200
Bonés – 2.400
T-Shirts – 8.000
Agasalhos – 2.400
Shorts – 4.800