Atletas controlam a ansiedade antes da Copa do Mundo
Medalhistas como Leandro Guilheiro e Luciano Correa garantem que estão prontos para a competição
Desde a seletiva final, em dezembro, que os atletas brasileiros vivem a ansiedade da convocação para os Jogos Pan-Americanos do Rio. A inédita etapa do Brasil da Copa do Mundo, que acontecerá nos dias 6 e 7 em Belo Horizonte, será a última competição antes do anuncio dos nomes que representarão o país no evento mais importante da história do esporte olímpico verde-amarelo. A equipe será divulgada no dia 11 de maio.
“Estou bem tranqüilo e sei que dei o meu melhor nas competições que serviram de seletiva. É claro que essa é a última e, por ser no Brasil, é especial e a pressão é maior. Mas, estou preparado”, diz Leandro Guilheiro, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.
O evento, com várias estrelas internacionais medalhistas olímpicas e mundias, será seguido de um treinamento de campo internacional. Para o meio-pesado Luciano Correa, bronze no Campeonato Mundial 2005, a disputa será direta com dois adversários: o cubano Oreidis Despaigne, bronze em Santo Domingo 2003 e atual campeão pan-americano da categoria, e Leonardo Leite, seu concorrente na vaga para os Jogos Pan-Americanos.
“Será muito duro e espero contar com a ajuda da torcida para conquistar essa vaga que hoje é sonhada por todos os atletas do Brasil. Claro que existe ansiedade, mas tenho uma preparação psicológica que me ajuda bastante”, afirma Luciano.
No total, 16 países disputarão a inédita competição em território nacional. Além da equipe sênior do Brasil (que usa o torneio como seletiva final para formação da seleção para os Jogos Pan-Americanos 2007), participam também atletas Sub-23, Júnior e representantes de Alemanha, Argentina, Aruba, Cuba, Colômbia, EUA, Eslovênia. Equador, França, México, Porto Rico, Peru, Uruguai e Venezuela.