Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

SAIBA MAIS SOBRE LEANDRO CUNHA

Leandro: “Estava batendo na trave há muito tempo”

Leandro Cunha conquistou neste sábado (10/2) a medalha de prata na Super Copa do Mundo de Paris, uma das três competições de judô mais importantes do mundo (depois de Jogos Olímpicos e Campeonato Mundial). Coxinha, como é chamado por seus companheiros, lutou a final contra o japonês Hiroyuki Akimoto e foi derrotado por ippon (dois waza-ari). O resultado é um importante passo rumo à posição de titular do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007, já que o torneio é uma das etapas de avaliação dos atletas pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

“Estou batendo na trave há muito tempo e, finalmente, conquistei uma medalha na Europa”, comentou Leandro, de 26 anos, reserva de Henrique Guimarães no Pan 2003 e nas Olimpíadas de 2004, e reserva de João Derly no Mundial 2005.

Junto com a equipe que está na Europa no momento, Leandro disputa na próxima semana a Copa do Mundo de Budapeste (as mulheres lutam em Viena). O atual campeão mundial dos meio-leves, João Derly, é o adversário direto de Leandro pela vaga no Pan. Derly viaja para a Europa no próximo dia 22 e disputa a Super Copa do Mundo de Hamburgo e a Copa do Mundo de Varsóvia. Os dois também disputam a Copa do Mundo do Brasil, nos dias 5 e 6 de maio, em Belo Horizonte. Só então será apontado aquele que defenderá o Brasil no Pan.

Se em 2006, na primeira vez que as etapas na Europa serviram para definir o titular da seleção brasileira, João Derly Saiu na frente (foi ouro em Paris e prata em Leonding), desta vez a pressão por um bom resultado está com o campeão mundial. No ano passado, Leandro conquistou o quinto lugar na Super Copa do Mundo de Hamburgo (na ocasião, perdeu na semifinal para o campeão olímpico Masato Ushishiba).

“É exatamente isso que queremos com este novo método de seleção dos atletas. Estamos elevando o nível do judô brasileiro e promovendo disputas saudáveis pela condição de titular. É um problema bom, que qualquer técnico gostaria de ter”, afirma o coordenador técnico da CBJ, Ney Wilson.

Para chegar à decisão, Leandro passou por quatro adversários: venceu Elchin Ismaylov (AZE) e Jordan Amoros (FRA) por koka; passou por Miklos Ungvari (HUN) por ippon e por Oscar Penas (ESP) por waza-ari.

“Tive a oportunidade de viajar bastante este ano e aprendi um pouco mais de malandragem para lutar com os atletas estrangeiros, aprendi a ser mais tático”, diz Leandro, que em 2006, com a lesão de Derly no ombro, ocupou o posto de número um do meio-leve no Campeonato Pan-Americano (foi prata) e no Campeonato Mundial por Equipes. Coxinha, por exemplo, já havia lutado e vencido Ungvari em 2006, por waza-ari em Hamburgo.

Perfil:
Nome: Leandro Leme da Cunha
Data e local de nascimento: 13/10/1980, São José dos Campos
Peso: 66kg
Altura: 1,70m
Clube: Pinheiros/SP
Principais resultados: Prata na Super Copa do Mundo de Paris 2007 / Ouro no Campeonato Pan-Americano 2004 / Prata no Campeonato Pan-Americano 2006 / Ouro no Campeonato Sul-Americano 2004

A Campanha:
Venceu Elchin Ismaylov (AZE) por koka;
Venceu Jordan Amoros (FRA) por koka;
Venceu Miklos Ungvari (HUN) por ippon.
Semifinal: venceu Oscar Penas (ESP) por waza-ari.
Final: perdeu de Hiroyuki Akimoto (JPN) por ippon (dois waza-ari).

Pódio: Ouro – Hiroyuki Akimoto (JPN), Prata – Leandro Cunha (BRA), Bronze: Yordanis Arencibia (CUB) e Kwang Sub Kim (KOR)

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *