Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

LUCIANO CORREA É OURO E DANIEL HERNANDES É PRATA

Brasil com duas medalhas em Lisboa: ouro e prata
Luciano Correa é campeão dos meio-pesados. Daniel Hernandes fica com a prata

O meio-pesado Luciano Correa conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de Lisboa, realizada no Estádio da Luz, neste final de semana (15 e 16 de abril). O brasileiro, bronze no Campeonato Mundial do Cairo 2005, derrotou na final o georgeano Giorge Kizilashvili. Daniel Hernandes, por sua vez, voltou a subir ao pódio em uma etapa de Copa do Mundo nesta temporada. Depois do ouro em Praga, o peso-pesado ficou com a prata, em decisão contra o russo Tamerlan Tmenov, vice-campeão mundial em 2005 e olímpico em 2004, além de ter subido ao pódio em Sydney 2000 e nos mundiais de Osaka 2003 e Paris 1997, todos com a medalha de bronze. O terceiro integrante da delegação brasileira em Portugal, o leve Pedro Guedes, terminou em quinto lugar. Ele perdeu a disputa do bronze para o georgeano Zaza Kedelashvili.

Para chegar ao ouro, Luciano passou pelo russo Sultan Magomedov e pelos georgeanos Levani Zhorzholiani e Giorgi Kizilashvili. Na final, estava perdendo de wazari (três punições) contra um yuko. No zerar do cronômetro, Luciano jogou o georgeano. O árbitro central deu yuko. Os dois laterais puxaram wazari e o brasileiro comemorou o título.

Daniel Hernandes passou pelo espanho José Mingo. Em seguida, bateu por ippom o georgeano Lasha Gujeijiani, bronze no Mundial 2005. Na final, foi derrotado por yuko por Tamerlan Tmenov.

O Brasil encerrou sua participação em cinco etapas da Copa do Mundo em 2006 com sete medalhas: cinco de ouro (João Derly /Paris, Flavio Canto /Hamburgo e Praga, Daniel Hernandes /Praga e Luciano Correa /Lisboa) e duas pratas (João Derly /Leonding e Daniel Hernandes /Lisboa), além de um quinto lugar (Pedro Guedes /Lisboa) e dois sétimos lugares (Hugo Pessanha /Paris e João Gabriel Schilliter /Paris).

Para a Copa do Mundo de Lisboa, foram convocados os três medalhistas em Copas do Mundo até então (João Derly, Flávio Canto e Daniel Hernandes), mas Derly (recuperando-se de uma forte gripe) e Canto (ainda sentindo lesão no músculo oblíquo) desfalcaram a equipe. Pedro Guedes e Luciano Correa foram enviados pelo Minas Tênis Clube, possibilidade oferecida pela Confederação Brasileira de Judô a todos os atletas que participaram do treinamento de campo internacional em março, em Belo Horizonte.

Resultados em Lisboa:
(veja os resultados de todas categorias em www.fpj.pt)
(veja mais informações em www.cbj.com.br)

-73kg:
1. Won-Hee Lee (KOR)
2. David Kevkhishvili (GEO)
3. Zaza Kedelashvili (GEO)
3. João Pina (POR)
5. Pedro Guedes (BRA)
5. Jaromir Jezek (CZE)

-100kg:
1. Luciano Correa (BRA)
2. Giorgi Kizilashvili (GEO)
3. Sultan Magomedov (RUS)
3. Ivan Vega (ESP)

+100kg:
1. Tamerlan Tmenov (RUS)
2. Daniel Hernandes (BRA)
3. Lasha Gujejiani (GEO)
3. Soslan Dzhanaev (RUS)

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *