Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Desafio Internacional será teste para Mundial por Equipes e Pan 2007

Desafio Internacional será teste para Mundial por Equipes e Pan 2007

Seleção brasileira masculina recebe equipes titulares de Argentina, Cuba, França, Porto Rico, República Dominicana, além da seleção de Minas Gerais

A seleção brasileira masculina de judô recebe, nos próximos dias 18 e 19 de março, em Belo Horizonte, as equipes de Argentina, Cuba, França, Porto Rico, República Dominicana, além da seleção de Minas Gerais, para o Desafio Internacional de Judô. Será um teste não apenas para o Campeonato Mundial por Equipes, em setembro deste ano, em Paris, mas também mais um passo rumo aos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Se, por um lado, o formato da competição por equipes com cinco atletas de cada país lutando entre si será importante na preparação do Mundial, o encontro com países da pan-américa será fundamental para avaliar o desempenho contra adversários que estarão no Rio de Janeiro no ano que vem.

Com seus times completos, nada menos do que nove medalhistas mundiais (BRASIL: João Derly – ouro Cairo 2005, Mario Sabino – bronze Osaka 2003 / CUBA: Yordanis Arencibia – bronze Osaka 2003, Munique 2001 e Birmingham 1999 / FRANÇA: Daniel Fernandes – prata Osaka 2003, Frederic Demontfaucon – ouro Munique 2001, Ghislain Lemaire – prata Osaka 2003 e Pierre Alexandre – bronze Cairo 2005 e SELEÇÃO MINEIRA:Luciano Correa – bronze Cairo 2005) estarão no tatame, ao lado de outros quatro medalhistas olímpicos (BRASIL: Leandro Guilheiro – bronze Atenas 2004, Flavio Canto – bronze Atenas 2004 / CUBA: Yordanis Arencibia – bronze Atenas 2004 / FRANÇA: Frederic Demontfaucon – bronze Sydney 2000).

“Será uma competição muito forte, equilibrada e sem favorito. É importante para o Brasil ser sede deste tipo de evento, já que além da competição em si, existe o treinamento internacional. Este intercâmbio é uma excelente oportunidade para todos os atletas pegarem no quimono de lutadores consagrados, medalhistas em olimpíadas e mundiais. Para nós, o Desafio Internacional também será uma preparação de luxo para o Campeonato Mundial de Equipes”, afirma Flávio Canto, que vem de excelente temporada na Europa, com dois ouros (Super Copa do Mundo de Hamburgo e Copa do Mundo de Praga).

O campeão mundial João Derly, por sua vez, acredita na realização de grandes combates.

“Vai ser uma grande oportunidade de testar as condições da seleção em nível internacional. Com certeza veremos grandes confrontos”, aposta o campeão mundial João Derly, que subiu ao pódio recentemente na Super Copa do Mundo de Paris (ouro) e na Copa do Mundo de Leonding (prata). O gaúcho já faz planos para reencontrar o cubano Yordanis Arencibia, a quem venceu no Cairo em 2005 mas para quem foi derrotado por koka na Áustria, há pouco mais de um mês. “Vamos reeditar no Brasil esse verdadeiro clássico!”, vibra Derly, que a partir do dia 13/3 estará com seus companheiros de seleção brasileira em Belo Horizonte, já treinando com os judocas franceses.

Além do Desfio Internacional e do treinamento de campo, a Confederação Brasileira de Judô realiza de 20 a 24 de março, em Belo Horizonte, o seminário Preparação para Esportes de Alto Rendimento. Serão palestras abordando temas de cinco áreas ligadas ao treinamento de atletas: Psicologia, Treinamento, Nutrição, Populações Especiais e Lesões (programação completa no site da CBJ – www.cbj.com.br). O evento acontecerá sempre das 14h às 16h, para um público formado por professores e alunos de universidades de Belo Horizonte nas áreas de psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia e medicina, além de professores e alunos de judô da cidade. Técnicos e atletas das seleções estrangeiras que estarão participando do treinamento de campo internacional também serão convidados.

“O seminário terá o formato de mesas redondas onde cada dia falara um palestrante, com moderação de um membro da comissão técnica da CBJ para o debate”, explica Josué Moraes, coordenador científico do seminário e preparador físico da seleção brasileira.

O Desafio Internacional de Judô tem o patrocínio do do Governo Federal, do Governo Estadual de Minas Gerais, da Infraero, do Comitê Olímpico Brasileiro, Olympikus, Oi, Caixa, Bavaria, Petrobras e Sadia e apoio da Golden Cross, Sucos Goody, Faculdade Pitágoras, Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte, Convention & Visitors Bureau. Realização: Confederação Brasileira de Judô, Federeção Mineira de Judô e Minas Tênis Clube.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *