Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

SELEÇAO BRASILEIRA DE JUDO EM BELO HORIZONTE – FEMININO

Seleção feminina encerra treinamento de campo em Belo Horizonte
Prioridade na primeira atividade visando o Pan 2007 foi a parte física

A seleção feminina de judô encerrou nesta quarta-feira (dia 22/2) uma série de treinos e testes físicos em Belo Horizonte/MG. A concentração reuniu as 14 atletas da equipe brasileira (titulares e reservas) e foi a primeira atividade visando os Jogos Pan-Americanos de 2007. Foram dez dias de treinamento no Minas Tênis Clube.

A técnica da seleção, Rosicléia Campos, destacou que a prioridade foi o desenvolvimento da parte física das atletas. A treinadora acredita que o caminho para as medalhas está justamente na resistência física.

“O Brasil tem um judô técnico, de muita qualidade. O que nos falta é a força. Fizemos muitos exercícios para os membros superiores e para as mãos. O trabalho é feito desta forma em Cuba e na Europa. Este é o diferencial. Acreditamos que este seja o caminho para o sucesso do judô feminino brasileiro”, explica Rosicléia.

A treinadora destacou o novo momento do judô feminino.

“Vivemos uma fase de pioneirismo. Nunca presenciei um trabalho como este e foi emocionante ver as judocas satisfeitas com o novo método de treinamento”, diz Rosicléia.

Além da seleção principal, participaram do treinamento no Minas Tênis Clube cerca de 50 atletas. Também foram feitas avaliações físicas nas judocas. Os testes aconteceram no laboratório da rede CENESP, do Ministério dos Esportes, em Belo Horizonte. O laboratório da UFMG concentrará os resultados, que serão avaliados em conjunto com o corpo técnico da CBJ. Os testes tiveram três objetivos básicos: orientar o treinamento, estabelecer cargas para cada atleta e o progresso em si de cada judoca. Foram realizados testes como ergoespirometria (consumo máximo de oxigênio), composição corporal, wingate (para membros superiores e inferiores), testes de flexibilidade e salto vertical.

Além da técnica Rosicléia Campos, o preparador físico da Confederação Brasileira de Judô, Josué Moraes, e a fisioterapeuta Roberta Mattar acompanham o treinamento de campo. Em março, acontecerá um treinamento em altitude na cidade de Cuenca, no Equador.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *