Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Seleção feminina faz treinamento de campo em Belo Horizonte

Seleção feminina faz treinamento de campo em Belo Horizonte

A seleção feminina de judô dá inicio nesta quarta-feira (dia 15/2) a uma série de treinamentos de campo visando os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Foram convocadas as 14 atletas, entre titulares e reservas, classificadas após a Seletiva Nacional de janeiro para os treinos em Belo Horizonte. Além da elite, estão convidadas judocas a partir da categoria juvenil.

As atletas treinarão no Minas Tênis Clube até o dia 22/2. Em março, acontecerá um treinamento em altitude na cidade de Cuenca, no Equador, justamente para aproveitar os cerca de 2,8 mil metros em que a cidade se encontra acima do nível do mar.

A judoca da categoria leve Daniele Zangrando já participou de treinos em altitude. Em 1994, Daniele treinou em Colorado Springs, nos EUA, que fica a 1,8 mil metros de altitude.

“Voltei de Colorado me sentindo muito bem preparada fisicamente, principalmente no que diz respeito a parte cardiovascular e de resistência. Com o ar rarefeito tudo fica mais difícil. Com certeza esse treinamento de 20 dias será ótimo para a preparação da equipe”, conta Daniele.

A Confederação Brasileira de Judô definiu para a seleção feminina uma preparação mais direcionada para as adversárias pan-americanas. Além do Equador, a equipe fará treinos em Cuba. A seleção participa ainda do Campeonato Pan-Americano.

“A nova proposta de trabalho para o judô feminino é perfeita. Pegar no quimono das cubanas vai ser muito importante. Temos que acabar essa mística de que elas são invencíveis”, completa Daniele Zangrando.

Nesta semana tiveram inicio uma série de avaliações físicas no laboratório da rede CENESP, do Ministério dos Esportes, em Belo Horizonte. Pelo convênio firmado, as atletas serão submetidas a quatro séries de testes durante a temporada 2006, com o objetivo de avaliar a progressão física de cada um deles. O laboratório da UFMG concentrará os resultados, que serão avaliados em conjunto com o corpo técnico da CBJ. O mesmo será feito com a equipe masculina.

As 14 atletas (titulares e reservas) fazem as avaliações até esta quarta-feira (dia 15/2). O preparador físico da CBJ, Josué Moraes, a técnica Rosicléia Campos e a fisioterapeuta Roberta Mattar acompanham de perto as atividades.

São três objetivos básicos: orientar o treinamento, estabelecer cargas para cada atleta e o progresso de cada judoca. Estão sendo realizados testes de ergoespirometria (consumo máximo de oxigênio), composição corporal, wingate (para membros superiores e inferiores), testes de flexibilidade e salto vertical.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *