Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Judocas embarcam para temporada européia

Atletas classificados na seletiva nacional de janeiro viajam para a disputa da Super Copa do Mundo de Paris e da Copa do Mundo de Leonding. Desempenho nas competições internacionais determinará titular da seleção em 2006

Sete judocas brasileiros embarcam nesta quarta-feira (8/2) para a França, onde disputarão a Super Copa do Mundo de Paris nos próximos dias 11 e 12, além de treinamento de campo internacional. Em seguida, a equipe viaja para a Áustria, para participar da Copa do Mundo de Leonding (18 e 19/2). Sob comando do técnico Luiz Shinohara, o Brasil viaja com Alexandre Lee (-60kg), João Derly (-66kg), Moacir Mendes Jr (-73kg), Tiago Camilo (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Mario Sabino (-100kg) e João Gabriel Schilliter (+100kg), todos classificados na seletiva do último dia 25 de janeiro, em Recife.

“É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, que nem tive tempo de parar para pensar!”, diz o jovem Hugo Pessanha, de 19 anos, que de uma vez só ganhou de Carlos Honorato a vaga no peso médio, prepara-se para sua primeira viagem na equipe principal do Brasil e justamente para o tradicionalíssimo Torneio de Paris. “Quando via o Flávio Canto viajando e ganhando medalha no Torneio de Paris, achava que era uma coisa muito distante de mim. Mas está logo aí”, completa o judoca, companheiro de Canto no time da Gama Filho.

Mais do que lutar por uma medalha em tatames europeus, os brasileiros buscam a condição de titular na seleção brasileira. A partir desta temporada, a definição do número um de cada categoria se dará não apenas através da seletiva nacional, mas também de acordo com o desempenho em competições e treinamentos pré-determinados pela comissão técnica da seleção. Assim, uma segunda delegação brasileira parte para a Europa no dia 22 de fevereiro para disputar a Super Copa do Mundo de Hamburgo (25 e 26/2), com seu treinamento internacional, e a Copa do Mundo de Praga (4 e 5/3). Este time será formado por Denilson Lourenço (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Alexsander Guedes (-90kg), Alex Aguiar (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

Os resultados de ambos os atletas de cada peso serão avaliados pelo corpo técnico da Confederação Brasileira de Judô, levando em consideração os adversários enfrentados, a colocação alcançada, lutas vencidas, entre outros.

“Nosso objetivo com esta forma de escolha do titular é otimizar o tempo de treinamento. Assim, em vez de o atleta visar somente ao adversário no Brasil, ele visa aos adversários no exteriore, e ganhamos com isso dois judocas de qualdidade e desempenho internacional”, explica o coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson.

O titular da seleção em 2006 terá duas competições prioritárias na temporada: o Campeonato Pan-Americano, em maio, na Argentina, já valendo ranqueamento para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, e o Campeonato Mundial por Equipes, em setembro, em Paris.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *