Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Medalha marca “volta por cima” de João Derly

A medalha marca a volta por cima de João Derly. Tido como uma das principais esperanças no ciclo olímpico passado, Derly acabou fora dos Jogos de Atenas.

Após uma série de bons resultados no peso ligeiro, como o vice-campeonato no Torneio de Paris de 2002, ele começou a ter dificuldade para permanecer na categoria dos 60 kg -chegou a ser suspenso por doping após um controle detectar a presença de diuréticos.

No Pan de Santo Domingo, precisou perder peso às pressas e não conseguiu competir na plenitude de sua forma. Foi a gota d’água. A comissão técnica então o orientou a subir para o meio-leve e ele nem sequer disputou o Mundial de Osaka -logo depois do Pan.

Na nova classe de peso, Derly chegou a ser anunciado como finalista da seletiva olímpica contra Henrique Guimarães. Mas um recurso do clube Pinheiros ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) obrigou a realização de nova eliminatória e ele foi superado por Leandro Cunha.

Em 2005, Derly não deu chances para seus adversários. Nas seletivas nacionais e no Campeonato Pan-Americano, sua trajetória foi similar à do Mundial: quase sempre venceu por ippon, o golpe perfeito do judô.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *