A Associação Campo-grandense de Judô e a Caminho Suave realizarão, com o apoio da Federação de Judô de MS, o 1º Copa Campo Grande de Judô 2005. O evento será realizado no Círculo Militar, no dia 27 de agosto. Ele será a primeira edição da competição que, segundo a organização, acontecerá todos os anos em comemoração ao aniversário da cidade. São esperados mais de 200 atletas, entre judocas da capital e interior.
O evento começa às 9 horas, com a pesagem dos atletas. Logo após, às 10 horas, iniciará as disputas na categoria juvenil, para atletas de 14 e 15 anos. No período da tarde, serão disputadas as outras categorias. Às 13 horas, vai ao tatame a categoria mirim, para atletas de 7 a 9 anos, seguidos da categoria infantil (10 – 11 anos) às 14 horas. Na seqüência, lutam os atletas da categoria pré-juvenil, às 15 horas e finalmente, às 16 horas inicia a categoria aberta, para atletas maiores de 16 anos.
A 1ª Copa Campo Grande de Judô inova no estado com uma nova forma de disputa: haverá uma chave Máster, para atletas com mais de 28 anos, em que eles se enfrentarão em disputas no solo. Essa forma de luta já vem sendo realizada em outros estados, mas é a primeira iniciativa em terras sul-mato-grossenses.
Outro momento esperado na competição será um momento de homenagem à judocas beneméritos. Grandes mestres do judô sul-mato-grossense serão homenageados. Os mestres Leonildo Depieri, João Shimabukuro, Roberto Harada e João Rocha possuem a faixa vermelha e branca, e serão homenageados pela comunidade, por tudo o que eles representaram para o esporte. Ainda haverá a homenagem a Reinaldo Santos, grande incentivador do esporte e fundador das duas associações realizadoras do evento.