Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Circuito TBG: quatro paulistas, dois cariocas e um gaúcho vencem final e garantem patrocínio

Rio de Janeiro – Sete judocas brasileiros já podem treinar com mais tranqüilidade para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Na fase final do Circuito TBG de Judô, disputada neste fim de semana, no ginásio do Tio Sam, em Niterói (RJ), eles conquistaram o título da competição e asseguraram um patrocínio de dois anos, a partir de setembro de 2005, oferecido pela Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Basil S.A (TBG). Os campeões foram o ligeiro Breno Renan Alves (Mogi das Cruzes/SP), o meio-leve Bruno Silva (Clube Internacional/SP), o leve Diogo Coutinho (Servidores de Mogi/SP), o meio-médio Renan Nunes (Ulbra/RS), o médio Hugo Pessanha (Gama Filho/RJ), o meio-pesado Marcos Diostenes (Associação de Judô Rogério Samapio/SP) e o pesado João Gabriel Schilittler (Flamengo/RJ).

O Circuito TBG, que contou com seis etapas estaduais até chegar à final deste fim de semana, foi reservado a judocas da classe masculina, a partir da faixa roxa, e com idades entre 15 e 20 anos (Sub-21). O objetivo da TBG, em parceria com a Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, é dar oportunidade a atletas ainda em formação, de categorias de base, de chegarem à seleção brasileira.

“Foi uma iniciativa inédita no judô nacional e estou feliz por ter representado bem o meu estado. O nível da competição foi elevado, o que faz com que o título tenha um gostinho especial”, comentou Renan Nunes, 19 anos, natural de Porto Alegre, que venceu, por yuko, João Paulo Riboviski, de Mato Grosso do Sul.

O paulista Breno Alves, de 20 anos, quer aproveitar o dinheiro conquistado com a vitória para ajudar a pagar a pagar sua faculdade de jornalismo. Após vencer, por ippon, Jorge Machado, do Rio Grande do Sul, comemorou: “estou no terceiro ano do curso e agora vou poder concluí-lo com mais tranqüilidade e ainda me dedicar ao judô”, disse o medalhista de bronze no pan-americano júnior de 2003 e reserva da seleção brasileira Sub-25.

Já o pesado carioca João Gabriel Schilittler, de 20 anos, que representará o país no Mundial Sênior de Cairo, no Egito, em setembro, disse que o Circuito TBG mostrou que tem muito judoca despontando no cenário nacional. “A competição me proporcionou conhecer novos adversários, muitos deles com potencial elevado”, afirmou o tricampeão pan-americano júnior, que vai disputar o Mundial adulto na categoria absoluto. Na final do Circuito TBG, ele derrotou Rafael Silva, de São Paulo, por ippon.

Segundo o diretor superintendente da TBG, José Zonis, a identificação da empresa com o judô se dá através da busca da excelência, do respeito às pessoas. “Todo o processo de disputa, até a final, foi competitivo e, por isso, o resultado o mais justo possível”. Finalizou

CIRCUITO ACOMPANHOU TRAJETO DO GASODUTO

Atuando desde 1998, a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. – TBG é a responsável pela operação, no Brasil, do maior gasoduto da América Latina, com 3.150 Km de extensão. A TBG tem capacidade para transportar até 30 milhões de m³ de gás natural por dia, levando o gás natural boliviano até Canoas, na Grande Porto Alegre. São 2.593 km em solo brasileiro, passando por Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados escolhidos para o Circuito TBG, além do Rio de Janeiro, sede da empresa.

As fases do Circuito TBG
Mato Grosso do Sul (Campo Grande) – 7 de maio
Paraná (Toledo) – 4 de junho
São Paulo (Campinas) – 11 de junho
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) – 12 de junho
Santa Catarina (Blumenau) – 2 de julho
Rio Grande do Sul (Porto Alegre) – 10 de julho
Grande Final (Rio de Janeiro/RJ) – 20 de agosto

CAMPEÕES DO CIRCUITO TBG

Ligeiro – Breno Renan Alves (Mogi das Cruzes/SP)
Meio-leve – Bruno Silva (Clube Internacional/SP)
Leve – Diogo Coutinho (Servidores de Mogi/SP)
Meio-médio – Renan Nunes (Ulbra/RS)
Médio – Hugo Pessanha (Gama Filho/RJ)
Meio-pesado – Marcos Diostenes (Associação de Judô Rogério Samapio/SP)
Pesado – João Gabriel Schilittler (Flamengo/RJ)

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *