Denílson Lourenço volta à seleção e Priscila Marques terá a chance de vencer a equatoriana que tirou sua vaga nos Jogos de Atenas 2004
A Copa Pan-Americana de Judô, sétimo evento preparatório deste ano para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, terá um gostinho especial para dois judocas da equipe brasileira. O ligeiro Denílson Lourenço, que estava fora da seleção desde os Jogos Olímpicos de Sydney 2000, retorna ao time. Já Priscila Marques, da categoria pesado, terá a chance de mais uma vez confrontar a equatoriana Carmen Chala, que tirou sua vaga nos Jogos de Atenas 2004. A Copa, que será realizada neste final de semana (23 e 24/7) no Ginásio do Tijica Tênis Clube/RJ, reunirá equipes de Estados Unidos, Argentina e Venezuela, no masculino, e Equador, Argentina e República Dominicana, no feminino.
“Foi uma frustração muito grande ficar fora dos Jogos de Atenas, mas isso já é página virada. Meu foco agora está na Copa Pan-Americana e no Mundial do Egito e enfrentar a Carmen Chala em casa será bom. Nos conhecemos há muitos anos e com certeza é importante vencê-la aqui no Brasil”, diz Priscila Marques, que derrotou a equatoriana no Sul-Americano de 2004.
Para Denílson Lourenço voltar a equipe brasileira num evento importante no Brasil é muito especial.
“É uma emoção muito grande voltar a lutar pelo Brasil. De Sydney até hoje procurei dar um passo de cada vez e, como diz o ditado, ir comendo pelas beiradas. Agora que conquistei de volta a vaga de titular, tenho que dar seqüência e não deixar escapar esta condição para poder representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e nas Olimpíadas de 2008”, afirma Denílson, de 28 anos.
Para o judoca, participar de uma competição por equipes como a Copa Pan-Americana é algo diferente na sua carreira.
“É um formato que não estou acostumado, mas será especial, principalmente por ser uma competição no Brasil. Com certeza vai unir muito o grupo, pois para vencer cada um terá que ajudar um pouco”, diz Denílson, medalha de prata na etapa de Istambul do Circuito Europeu.
O Brasil disputa a Copa Pan-Americana com sua equipe titular, formada pelos atletas que irão ao Campeonato Mundial do Egito, em setembro. No feminino, o desfalque é Edinanci Silva, que pediu dispensa da seleção no meio-pesado (até 78kg). Sua substituta, Luzia Fernandes, está contundida e a carioca Deborah Almeida Souza representará a categoria. No peso pesado masculino (+100kg), com a lesão do titular Walter Santos e a participação de seu reserva João Gabriel no Mundial Militar, a posição será ocupada por Daniel Hernandes.
A Copa Pan-americana de Judô é organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), em parceria com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Judô e o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Copa Pan-Americana de Judo / Programação:
23/7 – Início 9h (primeira fase)
24/7 – Início 9h30min (disputa de terceiro lugar)
Ingressos: R$ 4 arquibancada e R$ 8 cadeira. À venda em postos Petrobras credenciados, no site www.ingresso.com.br e nas bilheterias do Tijuca, a partir de quarta, dia 20.
Equipe Brasileira:
Ligeiro Masculino (- 60kg):
Denílson Lourenço/SP
Ligeiro Feminino (-48kg):
Daniela Polzin/RJ
Meio-leve Masculino (-66kg):
João Derly/RS
Meio-leve Feminino (-52kg):
Fabiane Hukuda/MG
Leve Masculino (-73kg):
Leandro Guilheiro/SP
Leve Feminino (-57kg):
Tânia Ferreira/SP
Meio-médio Masculino (-81kg):
Tiago Camilo/SP
Meio-médio Feminino (-63kg):
Vânia Ishii/SP
Médio Masculino (-90kg):
Carlos Honorato/SP
Médio Feminino (-70kg):
Márcia Lima/RS
Meio-pesado Masculino (-100kg):
Luciano Corrêa/MG
Meio-pesado Feminino (-78kg):
Deborah Almeida Souza/RJ
Pesado Masculino (+100kg):
Daniel Hernandes/SP
Pesado Feminino (+78kg):
Priscila Marques/SP