Competição por equipe neste final de semana no Rio de Janeiro servirá de preparação para o Mundial do Egito, em setembro
As medalhas de ouro conquistadas por Carlos Honorato e Vânia Ishii no Torneio de Istambul, há dez dias, encheram de motivação a dupla para a disputa da Copa Pan-Americana de Judô, sétimo evento preparatório para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. A Copa, que será realizada neste final de semana (23 e 24/7) no Ginásio do Tijica Tênis Clube/RJ, reunirá equipes de Estados Unidos, Argentina e Venezuela, no masculino, e Equador, Argentina e República Dominicana, no feminino. No tatame, uma estratégia diferente de luta.
“Competição por equipe é sempre interessante. Um torcendo para o outro, um dependendo do outro. Às vezes, um empate vale tanto quanto uma vitória”, comenta Carlos Honorato. “Estou feliz com o resultado na Turquia, venho em um ritmo forte, que tem por objetivo o Mundial do Egito, em setembro. Daí a motivação para a Copa Pan-Americana, que servirá também para nos preparar para o Mundial por Equipes, em 2006, em Paris”, afirma o peso médio, já de olho nos principais adversários de sua categoria para o Pan-2007.
Vânia Ishii foi outra que voltou da temporada européia motivada. E, assim como Honorato, valoriza os campeonatos por equipes, com suas estratégias especiais.
“Tivemos treinos fortes e a vitória em Istambul me deixou mais animada. Foi minha primeira competição internacional depois de Atenas. Por isso foi importante vencer”, diz a meio-médio. “Ganhar a Copa Pan-Americana vai ser muito bom. Para isso, temos de pensar na melhor maneira de lutar. Em alguns casos, entrar para empatar é válido. É preciso saber encontrar brechas nos pontos fracos dos times adversários”, ensina Vânia, quinta colocada com a Seleção Brasileira no Mundial por equipes de 1998, competição em que o masculino foi prata.
Honorato aposta no sucesso mais esta vez.
“Tanto o feminino quanto o masculino estão muito bem e ganhar a Copa Pan-Americana vai nos dar ainda mais moral. A vitória no Rio vai fortalecer e unir o grupo”, aposta o judoca.
O Brasil disputa a Copa Pan-Americana com sua equipe titular, formada pelos atletas que irão ao Campeonato Mundial do Egito. No feminino, o desfalque é Edinanci Silva, que pediu dispensa da seleção no meio-pesado (até 78kg). Sua substituta, Luzia Fernandes, está contundida e o novo nome ainda não foi definido. No peso pesado masculino (+100kg), com a lesão do titular Walter Santos e a participação de seu reserva João Gabriel no Mundial Militar, a posição será ocupada por Daniel Hernandes.
A Copa Pan-americana de Judô é organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), em parceria com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Judô e o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
A equipe do Brasil chega ao Rio na quinta-feira, dia 21, e participa de treinamento das 15h às 16h30 na Escola de Educação Física do Exército, na Urca.
Copa Pan-Americana de Judo / Programação:
23/7 – Início 9h (primeira fase)
24/7 – Início 9h30min (disputa de terceiro lugar)
Ingressos: R$ 4 arquibancada e R$ 8 cadeira. À venda em postos Petrobras credenciados, no site www.ingresso.com.br e nas bilheterias do Tijuca, a partir de quarta, dia 20.
Equipe Brasileira:
Ligeiro Masculino (- 60kg):
Denílson Lourenço/SP
Ligeiro Feminino (-48kg):
Daniela Polzin/RJ
Meio-leve Masculino (-66kg):
João Derly/RS
Meio-leve Feminino (-52kg):
Fabiane Hukuda/MG
Leve Masculino (-73kg):
Leandro Guilheiro/SP
Leve Feminino (-57kg):
Tânia Ferreira/SP
Meio-médio Masculino (-81kg):
Tiago Camilo/SP
Meio-médio Feminino (-63kg):
Vânia Ishii/SP
Médio Masculino (-90kg):
Carlos Honorato/SP
Médio Feminino (-70kg):
Márcia Lima/RS
Meio-pesado Masculino (-100kg):
Luciano Corrêa/MG
Meio-pesado Feminino (-78kg):
Luzia Fernandes/RJ
Pesado Masculino (+100kg):
Daniel Hernandes/SP
Pesado Feminino (+78kg):
Priscila Marques/SP