A judoca bicampeã olímpica Ryoko Tani anunciou nesta segunda-feira que não disputará o Campeonato Mundial a ser disputado em setembro, no Cairo, porque está grávida. Aos 29 anos, a atleta japonesa tem no currículo além das medalhas de ouro em Sydney (2000) e Atenas (2004), duas pratas em Barcelona (1992) e Atlanta (96) e o recorde de seis títulos mundiais consecutivos.
A coletiva de imprensa organizada por Tani para anúncio de sua gravidez mobilizou toda a imprensa do Japão, quando algumas redes de televisão inclusive fizeram a transmissão ao vivo. A criança deve nascer em fevereiro.
“Eu quero competir em Pequim já como mãe”, disse Tani se referindo às próximas Olimpíadas. “Gostaria de conquistar minha terceira medalha de ouro olímpica consecutiva. Estou fazendo um intervalo agora porque cheguei no meu limite. Vou continuar minha carreira, e acredito que poderei ser ainda mais poderosa depois do parto”, acrescentou.
Apelidada de Yawara-chan, após sucesso de um quadrinho japonês, Tani é casada com o jogador de beisebol Yoshitomo Tani, que também disputou as últimas Olimpíadas. Ela agora abre mão de conquistar o sétimo título mundial consecutivo.
“Ganhei um ouro como Tamura, outro como Tani”, disse se referindo a seu sobrenome antes do casamento. “E agora conquistarei mais um como mãe. Esse é meu maior sonho agora.”