Onze campeões pan-americanos da categoria disputarão a principal competição nacional da categoria neste fim de semana, em Duque de Caxias
A nova geração do judô brasileiro estará reunida neste fim de semana (25-26 de junho) para a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, em Duque de Caxias (RJ). Onze campeões pan-americanos da categoria entrarão em ação, entre eles o paulista Diogo Coutinho (até 73kg), titular da equipe Sub-25 e vice-campeão Pan-Americano Sênior. No sábado serão disputadas as lutas individuais. No domingo, será realizada a competição por equipe.
No último domingo, em São Paulo (SP), Diogo perdeu a vaga para Campeonato Mundial Sênior, em setembro, no Egito, ao ser derrotado por Leandro Guilheiro, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004.
– O Brasileiro Júnior é uma competição forte, pois os atletas jovens querem fazer seus nomes. Aprendi bastante com a derrota para o Leandro Guilheiro na Seletiva. Eu estava muito ansioso. Agora vou tentar entrar mais concentrado nas lutas e me preparar para quando tiver de enfrenta-lo novamente – disse Diogo.
No feminino até 52 kg, uma das favoritas é a paulista Andressa Fernandes. Titular da equipe Sub-25, ela também conquistou este ano a medalha de ouro no Pan-Americano Júnior, disputado em março, na Venezuela. Andressa obteve ainda duas medalhas de bronze nesta temporada: no Sul-Americano e no Pan-Americano Sênior.
Outros nove campeões Pan-Americanos Júnior estão confirmados. No masculino, o paulista Gustavo Cavalheri (até 100kg) e os cariocas Guilherme Luna (até 81kg), Hugo Pessanha (até 90kg) e Ricardo Ayres (até 60kg). No feminino, brigarão pelos títulos as paulistas Maria Suelen Althaman (até 78kg), Fernanda Bastone (até 70kg), Julyana Rodrigues (até 63kg), Karina Watanabe (até 48kg) e a carioca Luzia Fernandes (até 78kg).