Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

COB divulga nota de pesar pelo falecimento de Lhofei Shiozawa

Rio de Janeiro, 4 de novembro de 2008

NOTA DE PESAR

O Comitê Olímpico Brasileiro lamenta o falecimento de Lhofei Shiozawa, nesta segunda-feira, dia 3/11, vítima de complicações cardíacas e pulmonares. Lhofei foi o primeiro brasileiro a disputar a competição de judô em uma edição de Jogos Olímpicos, em Tóquio-64, quando a modalidade estreou no Programa Olímpico.

O paulista Lhofei Shiozawa, filho de imigrantes japoneses, é um exemplo de esportista que deve sempre ser lembrado pelas gerações futuras. Tendo a disciplina e a dedicação como características marcantes de sua personalidade, o judoca conseguiu se destacar em uma época onde o esporte ainda era uma atividade amadora, o que trazia muitas dificuldades a seus praticantes.

Com força de vontade e enorme talento, Lhofei Shiozawa levou o judô brasileiro a dar seus primeiros passos em competições internacionais. Passos que levariam a modalidade a ser uma das mais vitoriosas em termos de conquistas para o Brasil. Lhofei foi o primeiro judoca brasileiro campeão pan-americano. O atleta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de São Paulo-63.

Além de quinto colocado nos Jogos Olímpicos de Tóquio-64, quando foi derrotado na disputa pela medalha de bronze, Lhofei Shiozawa também disputou os Jogos Olímpicos de Munique-72, quando não chegou à disputa de medalhas. Lhofei defendeu por 12 anos a seleção brasileira de judô.

O Comitê Olímpico Brasileiro manifesta seu mais profundo pesar e se solidariza com a família Shiozawa, com a certeza de que o exemplo de Lhofei ficará marcado para sempre na história do esporte brasileiro.

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas