Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Federação de Judô de Mato Grosso do Sul

Prof. Shiozawa: um pouco de história

Em 1964, Lhofei Shiozawa tornou-se o primeiro judoka brasileiro a participar de uma olimpíada. Terminou em 5º lugar ao perder a disputa pela medalha de bronze. Aos 23 anos de idade, Shiozawa foi convocado para defender o Brasil em uma época em que se vivia o momento do esporte puramente amador. Contar com apoio oficial ou um patrocínio era um luxo que poucos podiam imaginar. Sozinho, ele embarcou para Tokyo e começou a quebrar as primeiras barreiras de um esporte que, até então, era pouco difundido no Brasil. Chegando ao Japão, os primeiros problemas começaram a aparecer. Sem técnico e local específico para treinar, Shiozawa teve que resolver sozinho. Falando um pouco de japonês, aprendido na colônia onde morou perto de São Paulo, conseguiu um local para treinar. “Sorte minha que, quando saí de São Paulo, peguei uma carta de apresentação de um amigo para treinar em uma universidade no Japão. Se não fosse isso, teria competido sem treinar”, revelou.

Entretanto esse foi apenas um dos problemas enfrentados na sua primeira participação em uma olimpíada. A desorganização na delegação brasileira era tamanha que Shiozawa não tinha transporte nem orientação. Até os boletins enviados pela organização dos jogos que informavam onde e quando lutar, foram lidos por ele. “Eu andava de metrô por toda a cidade de Tokyo.
Ía e voltava da universidade sem ajuda de ninguém. Ainda bem que falava um pouco de japonês”, lembra Shiozawa. “Nunca tive um treinamento específico ou um técnico em minha carreira. Sempre fiz tudo por conta própria e ainda assim consegui ganhar alguns troféus”, se vangloria. Ao longo de sua carreira Shiozawa ganhou mais de 200 troféus e um número maior de medalhas. Disputou nas categorias médio (até 80kg) e absoluto. Em sua época não havia o número de competições que há atualmente. “Em 12 anos de seleção brasileira participei de tantas competições quanto a seleção atual participa em pouco mais de 2 anos”, ressaltou.
Porém, o número de títulos em sua carreira são impressionantes mesmo comparado aos dos atletas de ponta atuais: 4 vezes campeão pan-americano, campeão dos Jogos Pan-americanos, 2 vezes campeão sul-americano, 15 vezes campeão brasileiro (peso médio e absoluto), 5º colocado em olimpíada e 5º em mundial. Depois de 2 anos dando aulas na Universidade Nacional de Brasília (1975 à 1977), Shiozawa deslocou-se para Goiânia, onde permanece até hoje em sua Academia Nikkei. Professor de Educação Física, mesmo afastado dos grandes centros formadores, Shiozawa acompanha a evolução e o desenvolvimento do nosso judô. Alcançou todos os seus objetivos: casado, pai de 3 filhos, o Prof. Shiozawa quer agora passar sua experiência para seus alunos. “Não quero apenas formar grandes atletas, como eu fui. Antes de tudo quero formar bons cidadãos e ajudar a melhorar a sociedade brasileira”, finalizou.
Texto extraído de entrevista concedida à Revista IPPON nº 12 (Setembro/97)

Compartilhe essa Notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas